A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vistoriou, na manhã deste sábado (dia 24/03), tesourinhas das Asa Norte e Asa Sul apontadas em relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
Em quinze dias, a Novacap apresentará relatório, indicando o que precisa ser feito nos monumentos.
Os viadutos vistoriados foram os dos eixos L e W das quadras 15/16 Sul; 03/04 Sul; e os da 15/16 Norte.
Com o resultado das vistorias, a Novacap dará início a confecção de projetos de revitalização dos locais. “Parte da reforma será executada pela própria Novacap, como reparos em guarda corpos, por exemplo. Outra parte será realizada por obra contratada”, pontua o presidente da Novacap, Júlio Menegotto.
A previsão é que em 70 dias os projetos já estejam prontos para licitar. “A ideia é retomar a altura original dos viadutos, que é de quatro metros. Ao longo do tempo, com o recapeamento o gabarito original de altura ficou prejudicado”, explica o presidente da Novacap.
A Novacap irá também realizar a sinalização indicativa de altura de todas as estruturas.
A ideia é realizar o levantamento das estruturas de todos os viadutos dos eixos L e W. “Essa ação é importante para que a Novacap defina o cronograma de ação de cada uma delas”, avalia Menegotto.
A Novacap irá solicitar também ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF (Iphan-DF) uma mudança do modelo de guarda corpo dos locais de concreto para de metal. “Caso venha acontecer um acidente, o concreto pode cair na via debaixo e causar um acidente maior ainda. Já o metal retém e não cai. O modelo de substituição também levará em conta o modelo e formato devido a área tombada”, conta Júlio.
A ação de vistorias dos engenheiros da Novacap teve apoio de um caminhão Sky e da Polícia Militar que realizou o bloqueio da via e orientação dos motoristas que trafegavam pela região.
Júlio Menegotto, diretor presidente da Novacap, acompanhou a vistoria nas Tesourinhas.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300