Governo do Distrito Federal
11/11/15 às 16h06 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

Representantes de servidores da Novacap reúnem-se com Rollemberg

COMPARTILHAR

Sem direito ao reajuste autorizado em 2013 para outras categorias, sindicato cogita entrar com ação de dissídio coletivo

Representantes dos servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), em greve desde 4 de novembro, reuniram-se com o governador Rodrigo Rollemberg e o diretor-presidente da empresa pública, Hermes de Paula, nesta quarta-feira (11), no Palácio do Buriti. Após o encontro, o Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal (Sindser) cogitou entrar com ação de dissídio coletivo.

Diferentemente de outros servidores públicos, os funcionários da companhia, representados pelo Sindser, não tiveram reajuste salarial concedido pela gestão anterior. “Nós temos de dar o mesmo tratamento às categorias. A Novacap não tem nenhuma lei [com reajuste aprovado]”, destacou Rollemberg. Por isso, o governador pontuou que não pode oferecer a proposta que levou às demais categorias — o cronograma de pagamento para os reajustes a partir de outubro de 2016 e a criação de grupo de trabalho para avaliar a quitação de retroativos em 2017. Além disso, o Executivo local está impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal de conceder qualquer aumento de salário.

Por se tratar de empresa pública sob regime celetista, o presidente do Sindser, André Luiz da Conceição, concluiu que o caminho possível para buscar a reposição salarial será pela Justiça trabalhista. A categoria tem nova assembleia marcada para terça-feira (17). Durante a paralisação, ficam interrompidos serviços como desobstrução de boca de lobo, tapa-buraco e poda de árvores.

Também participaram da reunião o diretor-administrativo da Novacap, Júlio Menegotto; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o secretário de Fazenda, Pedro Meneguetti; o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, e a subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, Mari Trindade, e o adjunto de Administração, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Alexandre Lopes.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300