Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/03/24 às 9h23 - Atualizado em 19/03/24 às 9h35

Retirada de tocos vai garantir desenvolvimento de árvores no Bosque dos Pinheiros

COMPARTILHAR

Ação executada pela Novacap no Parque da Cidade faz parte do processo de replantio das mudas que estão recompondo a área

 

O plantio de mudas no Bosque dos Pinheiros, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, está na fase de retirada dos tocos residuais das antigas árvores. O destocamento é uma etapa crucial para o desenvolvimento saudável das árvores recém-plantadas. Este processo é fundamental para preparar o terreno e permitir que as novas mudas cresçam de forma adequada.

 

“O objetivo é oferecer um espaço verde excepcional, que não apenas enriquece a paisagem urbana, mas também promove a conexão da capital com a natureza, proporcionando um ambiente propício para atividades recreativas e lazer” Fernando Leite, presidente da Novacap

 

Depois dessa etapa, o foco é acompanhar o desenvolvimento das mudas. Durante esse processo, ocorre a identificação e controle de possíveis problemas fitossanitários, especialmente relacionados a formigas e cupins, que podem representar ameaça à sobrevivência das árvores recém-plantadas.

 

Além disso, o monitoramento é contínuo no desenvolvimento das árvores, com a condução de atividades de manejo conforme seja necessário. Concluída a fase de destocamento, será iniciado um projeto abrangente de urbanização, incluindo replantio de grama, possível criação de canteiros, nivelamento do terreno em determinadas áreas e a revitalização das calçadas. Tudo isso tem como objetivo criar um ambiente de bosque de alta qualidade para o desfrute da população.

 

 

“O objetivo é oferecer um espaço verde excepcional, que não apenas enriquece a paisagem urbana, mas também promove a conexão da capital com a natureza, proporcionando um ambiente propício para atividades recreativas e lazer”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

A maior parte do plantio leva em consideração espécies nativas do Cerrado. Um percentual menor, corresponde a árvores com facilidade de adaptação às condições de clima, temperatura e solo da região.

 

De acordo com o planejamento inicial, a ideia era plantar cerca de 2 mil mudas, mas esse número acabou sendo expandido após a abertura de mais berços de plantio, totalizando aproximadamente 3 mil indivíduos arbóreos.

 

Essa ação no Bosque dos Pinheiros faz parte de um programa mais amplo de arborização, que visa o plantio de 100 mil árvores ao longo do ano em todo o Distrito Federal.

 

*Com informações da Novacap

 

Fonte: Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300