Novacap alarga vias da região e promove a fresagem de seis ruas principais. Uma demanda antiga da população
“Um dia, fui levar a minha mulher à escola. A gente foi de bicicleta e ela estava grávida. Nem bem a gente saiu, a lama era tanta que perdi o equilíbrio e caímos no meio da rua”. O relato é de Luciano Lima Silva, líder comunitário de Santa Luzia, na Estrutural. Uma área onde vivem 1,5 mil famílias e que fica aos fundos da Cidade Estrutural.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizou na área obras de alargamento de quinze vias com a fresagem de seis principais da região. “Aqui não entrava nada. Corpo de Bombeiros, segurança, coleta de lixo, nada disso tinha acesso porque as ruas estavam muito estreitas. Os caminhões do SLU, nem pensar. Era tudo lixo”, recorda-se Luciano. Ele conta que chegou a comprar caminhão de barro e pagar do próprio bolso para minimizar o que ele chamou de “caos”.
Por meio do Pacto Pela Vida, o governo de Brasília identificou as ruas secundárias da região que precisavam ser alargadas “para que o estado pudesse entrar e cumprir o seu papel de preservar a segurança da população e a Novacap, como empresa do governo, tem um papel fundamental nesse processo”, explicou o diretor administrativo da Companhia, Julio Menegotto.
O administrador da Estrutural, Evanildo Macedo, destacou ainda a melhoria na qualidade de vida sob os aspectos da própria saúde da população “que sofria muito com a grande quantidade de lama e poeira que havia no local e certamente diminuirá agora com as vias fresadas”, explicou.
Para Nilton Pereira de Souza, morador da região há seis anos, a presença das máquinas na área “traz um pouco mais de dignidade para a gente é muito gratificante”, disse. Ele reconhece que mora em área irregular e “só de ver a Novacap colocando o piche é um sinal de que passando por um processo até a regularização e isso, sem dúvida é um avanço”, concluiu.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300