Governo do Distrito Federal
17/02/16 às 13h32 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

SLU remove 6 toneladas de lixo no Torre Palace Hotel

COMPARTILHAR

Resíduos retirados da área externa do estabelecimento eram potenciais focos para a larva do mosquito Aedes aegypti

No primeiro dia de limpeza na área externa do Torre Palace Hotel, no Setor Hoteleiro Norte, o Serviço de Limpeza Urbana recolheu seis toneladas de entulho. A ação desta terça-feira (16) envolveu 21 garis e dois caminhões da autarquia (que fizeram duas viagens), além de três caminhões (apenas uma viagem) e uma miniescavadeira da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Entre os resíduos havia restos de garrafas, latas, móveis e podas de árvore, que poderiam desenvolver focos de larvas do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o vice-governador, Renato Santana, a remoção dos entulhos deve ser feita por uma questão de saúde pública aos pedestres e aos ocupantes do local, o que não afeta a desocupação dos moradores do espaço: “Todas as pessoas devem receber atenção do governo para a saúde pública. O fato de retirar o lixo não interfere no processo jurídico em curso, e o lugar também é uma área hoteleira onde há grande circulação de pessoas”.

Os entulhos foram levados ao aterro controlado do Jóquei, na Estrutural, e a ação está prevista para ser concluída na quarta-feira (17). A Polícia Militar também participou da operação, com dois agentes e uma viatura. “O trabalho foi pacífico”, resumiu o coronel da corporação Cardoso da Cruz.

Tribunal de Justiça
No início deste mês, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, recomendou a retirada dos usuários de drogas e de integrantes do Movimento de Resistência Popular, que tomaram conta do local. De acordo com a subsecretaria, o edifício está em degradação e, em curto prazo, levará parte da estrutura, como a marquise e a fachada, à ruína.

O governo de Brasília vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) por meio de processo para desocupar o prédio abandonado. A Procuradoria-Geral do DF está analisando o pedido feito pela vice-governadoria.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300