Mesmo com deficiência física, funcionário da Novacap mostra que o aprendizado é possível para todos e inspira colegas a vencerem seus próprios desafios
Com um sorriso no rosto e uma disposição contagiante, Marcos de Souza Novais, o Marquinhos, é daquelas pessoas que marcam a memória e o coração de quem cruza seu caminho. Há 26 anos na Novacap, ele é mais que um funcionário exemplar. Ele é sinônimo de alegria, superação e vontade de aprender. Aos 52 anos, Marquinhos foi um dos formandos do curso de informática promovido pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e sua trajetória no projeto tem sido inspiração para colegas, professores e para toda a empresa.
Pessoa com deficiência (PCD), Marquinhos tem a mobilidade e a fala significativamente comprometidos e enfrenta diariamente desafios que poderiam ser vistos como limitações, mas não por ele. Com uma força interior admirável, encara o aprendizado como oportunidade e a vida com entusiasmo. “Eu sempre tive vontade de mexer no computador e quando entrei no curso, pensei: agora é minha chance. Tenho uma máquina em casa, mas nunca soube usar. Hoje, já consigo mandar um e-mail sozinho. Isso é uma conquista enorme para mim”, contou, com brilho nos olhos.
O que poucos sabem é que, por trás desse entusiasmo, está uma trajetória marcada por obstáculos superados com coragem e determinação. Marquinhos já foi morador de rua e, quando mais novo, tinha a mobilidade bastante comprometida, mal conseguia caminhar. Aos 15 anos, aprendeu a ler. Mesmo com todas as dificuldades, insistiu nos estudos, venceu etapas e passou em concurso público para a Novacap. Depois de ingressar na empresa, deu início a um processo de reabilitação com fisioterapia, desenvolvendo práticas que melhoraram significativamente sua locomoção. Hoje, com autonomia, caminha com mais leveza e encara cada conquista como mais um passo de uma caminhada admirável.
Mais do que aprender informática, Marquinhos provou que nenhuma barreira é intransponível quando se tem vontade de evoluir. “Eu quero dizer para todo mundo que fazer um curso assim é muito bom. A gente aprende, se conhece melhor e passa a se ver como profissional. Nunca é fácil, mas é possível. Eu estou praticando em casa, todos os dias, e não quero parar por aqui.”
A história dele é um lembrete de que a inclusão começa quando há espaço, oportunidade e acolhimento. Marquinhos mora sozinho, vai ao trabalho com ajuda de carona e encara a rotina com leveza. “É dentro da sala de aula que eu percebi que posso mais do que imaginava. Tudo vem de dentro de mim. Tem uma força espontânea aqui que me empurra para frente”, disse.
A presença de Marquinhos em sala também tocou a professora do curso, Thais Silva, instrutora educacional do Senac. Segundo ela, o processo de ensino vai além da técnica, envolve quebrar barreiras internas e incentivar a autonomia. “A primeira coisa que falei em aula foi sobre crenças limitantes. Muitos chegam acreditando que já passou a hora de aprender. Quando essa barreira cai, tudo muda. A cada aula, eles conquistam mais confiança, mais segurança. Ensinar é uma troca, e Marquinhos é prova viva de que todos podemos aprender, com paciência, apoio e dedicação.”
Outro colega de turma, Ricardo de Assis (53), funcionário da Divisão de Segurança e Eventos da Novacap, também com longa trajetória na Novacap, vê no curso uma oportunidade de evolução profissional e pessoal. “Em 27 anos aqui, é a primeira vez que tenho acesso a esse tipo de formação. Eu parabenizo essa nova gestão por abrir portas. Agora quero seguir estudando, fazer cursos mais avançados e contribuir ainda mais com a empresa. Isso valoriza a gente como servidor e melhora a imagem da Novacap com a população.”
A coordenadora da Escola Corporativa da Novacap, responsável pela ação, Kamilla Ferreira, diz que a iniciativa já conta com 130 alunos, mas o objetivo é ampliar. “Nossos alunos são como o Marquinhos. Aquele trabalhador que precisa se capacitar e se qualificar para evoluir na carreira e, mais que isso, para realizar seu sonho de aprender”, relata emocionada.
Texto e fotos: Carlos Vilaça (sob a supervisão de Ádamo Dan)
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300