Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/23 às 10h06 - Atualizado em 20/06/23 às 10h06

Técnicos de órgão federal visitam obras do Teatro Nacional

COMPARTILHAR

O secretário de Cultura e Economia Criativa (Secec), Bartolomeu Rodrigues, visitou, na manhã desta segunda-feira (19), as obras da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro. O encontro contou com a presença do presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, e da equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), liderada pelo presidente da autarquia federal, Leandro Grass.

 

 

Durante a inspeção, o grupo acompanhou de perto o andamento dos trabalhos em alguns ambientes do espaço. Cerca de 80 operários trabalham direta e indiretamente no local. Os serviços acontecem intensamente tanto na parte interna quanto do lado de fora do teatro. “Foi uma visita importante. O presidente nacional do Iphan conferiu in loco que as obras estão a pleno vapor, dentro do cronograma”, destaca o secretário de Cultura. “O Iphan vem acompanhando todas as etapas da obra, desde a época em que estávamos discutindo as plantas da reforma”, conta Rodrigues.

 

 

O presidente do Iphan Nacional, Leandro Grass, destacou a relevância da parceria com a Secec no processo de resgate desse patrimônio cultural brasileiro. “Sendo um bem cultural tombado, o Iphan tem o papel de analisar, fiscalizar e apoiar todas as intervenções realizadas no espaço. Estamos em diálogo para auxiliar que o Teatro Nacional seja plenamente devolvido ao povo brasileiro”, afirma.

 

Entre os serviços que estão sendo realizados na parte interna da Sala Martins Pena estão o tratamento das armações expostas, remoção do forro da área da plateia, montagem dos dutos de ar-condicionado e montagem da estrutura metálica para construção de banheiros no Foyer. Na área externa do Teatro Nacional, são executados a concretagem das paredes do reservatório de incêndio – uma estrutura de 202 metros quadrados que servirá de imensa caixa d’água – para receber água e o início da fundação da sala do gerador.

 

Iniciadas em dezembro de 2022, as obras na Sala Martins Pena receberam investimento, nesta primeira etapa, de cerca de R$ 49 milhões, e são executadas por empresa contratada pela Novacap por meio de licitação. “Essa visita técnica que contou com a presença da Novacap, Secretaria de Cultura e Iphan mostra o comprometimento com o Teatro Nacional, um patrimônio muito importante para os brasilienses. A união de esforços só traz benefícios para essa grandiosa obra”, resume o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

 

Fonte Agência Brasília

 

Técnicos de órgão federal visitam obras do Teatro Nacional

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300