Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/17 às 13h28 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

Olha eu aqui também!

COMPARTILHAR

Não raro encontra-se, nesta época do ano, o brasiliense caminhando pelas ruas, olhando para o alto e se encantando com a beleza dos ipês. Os amarelos estão em plena floração. Até aí, tudo bem. Mas, nem somente de ipê vive a beleza das árvores nativa nesta época do ano. Quem já não passou por outra espécie, igualmente bela e florida e pensou que era o ipê branco florindo antes da época?

Pois são as “Pata de Vaca”! Famosas por sua semelhança com a orquídea, a árvore é da espécie Bauhinia blakeana e Bauhinia variegata, e popularmente chamadas de Pata de Vaca por sua semelhança à uma pata de um bovino.

As flores da Pata de Vaca também não deixam a desejar no quesito beleza e exuberância, com notáveis características ornamentais, principalmente pela conformação de sua copa. Assim como o Ipê, a árvore possui variações nas cores de suas flores que podem ser brancas; rosa claro e roxo escuro.

São exatamente as cores e a forma de plantio que diferem a espécie blakeana da Variegata. “Na blakeana a cor é púrpura bem escura, na variegata é bem mais clara e apresenta uma variedade cândida de flor branca. A primeira não possui frutos e é originária de Hong Kong. Já a segunda é multiplicada por sementes e originária da Índia e China. Ambas as espécies possuem flores grandes, vistosas, florescem quase todo o ano, com mais expressividade nos meses de fevereiro a maio” afirma Janaína Lima, chefe do Viveiro I.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é responsável pelo plantio da espécie nativa da Mata Atlântica no Distrito Federal. Já foram plantados, desde 2004, cerca de 6.862 mudas.

“Por não ser uma espécie nativa do cerrado o seu plantio demanda uma maior atenção e a sua reprodução também costuma ser menor, por isso temos poucas árvores aqui no Distrito Federal”, afirma Raimundo Cordeiro, chefe da DIAVE/DPJ/DU.

Árvores da espécie Pata de Vaca podem ser vistas próximo ao Setor Bancário Sul, no campus da Universidade de Brasília, no Jardim Zoológico de Brasília, no Setor de Autarquias Sul, no Núcleo Bandeirante, em Taguatinga, Gama e em quase todas as Regiões Administrativas. 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300