Vê, estão voltando as flores: de ipê!
Justamente na temporada de frio, quando a seca costuma castigar a paisagem de Brasília, as flores de Ipê se espalham por todos os canteiros da capital trazendo aos brasilienses toda a sua beleza em árvores coloridas de flores rosas, roxas, amarelas ou brancas.
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é a responsável pelo plantio anual de mais de 10 mil mudas da espécie e pela conservação de aproximadamente 700 mil Ipês já existentes em toda a capital. Segundo o Responsável Técnico do Viveiro II, Silomar Matos, o plantio tem um período certo para acontecer.
“Damos início ao plantio no mês de novembro, quando temos mais chuvas e umidade para favorecer a germinação da semente. O Ipê leva em média um ano e meio para ter uma planta de 1 metro e durante esse período a atenção e o cuidado são essenciais para que a planta alcance o tamanho de árvore, que varia de 4 a 20 metros. A Novacap é responsável não só pelo plantio, mas também por todo o cuidado e manutenção exigida pela espécie”, afirma.
Os ipês são parecidos, mas não são iguais. Cada um floresce em seu devido tempo: primeiro o roxo (junho a setembro), seguido do amarelo (julho a setembro), do rosa e por fim o branco, que é o mais raro e o mais sensível – floresce de agosto a outubro, mas apenas por dois a três dias. Pouca gente sabe, mas há ainda o verde. Em Brasília, ele flora de dezembro a março e é pouco percebido devido à cor verde que se confunde com suas folhas. “Pode haver variação no período de floração, não é normal, mas às vezes ocorre devido às mudanças climáticas”, pontua Silomar.
A capital está repleta de Ipês, mas há pontos de maior concentração, como no Parque da Cidade, Setor Bancário Sul, Avenida das Nações e no Setor de Embaixadas. Não há contraindicação para a apreciação da beleza dos Ipês. Ela é livre, prazerosa além de ser uma excelente oportunidade para a produção de lindas fotos, aproveite!
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300