Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/11 às 19h30 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

A beleza dos ipês amarelo


A florada de ipês amarelo está proporcionando um espetáculo de beleza ímpar aos moradores do Distrito Federal, em especial aos da Asa Norte. Quem passa pelos dois eixinhos pode observar carregadas flores em tom vivo que se mistura à aridez do Cerrado, atualmente cinza por causa da seca.
O ipê é uma árvore de grande porte, tronco reto de casca espessa. Possui flores melíferas, grandes, reunidas em partículas, de coloração amarelo ouro, cobrindo a copa por completo; fruto com cápsula seca com sementes aladas, de cor branca.
 
A espécie é nativa das matas ciliares do DF e se faz presente nas regiões do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Quem gosta de apreciar a beleza da árvore, pode aproveitar até o início de setembro, pois a florada se dá entre julho e setembro.
Este ano as árvores floriram mais cedo em Brasília, mas segundo o chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Novacap, Rômulo Ervilha, não é um fenômeno anormal. “Não há um motivo específico para isso. Podemos dizer que a floração depende do clima, das chuvas, do solo. Cada ano é de um jeito mesmo, o importante é que todos os anos somos contemplados com toda sua beleza”, explica.

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300