Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/09 às 19h02 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Aberta a temporada dos ipês no Distrito Federal

Com a proximidade da primavera, os ipês começam a colorir a cidade. Depois dos roxos, chega a vez dos amarelos e brancos, esses, mais raros e mais perenes. Para admirar a beleza dessa espécie, é preciso estar atento. A florada do ipê branco é rápida. Em 48 horas, as flores nascem e caem. Por isso, por ser mais difícil de ser visto, o branco é considerado, de todos os ipês, o mais bonito, o mais aguardado.

Para conseguir ver o ipê branco florido, é bom passar diariamente pela Esplanada dos Ministérios, já que eles não anunciam sua florada, que se dá entre agosto e outubro. É lá que está plantada a maior parte deles. O mais vistoso está próximo à Catedral. Esse é a vedete de todos, o mais fotografado, o mais admirado. Chega a fazer os motoristas pararem para contemplar mais calmamente e os pedestres também.

Sua árvore é extremamente ornamental, não somente quando em floração, que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa, de cor verde azulada de forma piramidal da copa. Em função de sua adaptação a terrenos secos e pedregosos, é muito útil para reflorestamento nesse tipo de ambiente, destinado à recomposição da vegetação arbórea.

O ipê amarelo, por sua vez, já começou a despontar pela cidade, apesar de o ápice de sua florada ser em setembro e chegar até novembro. Quem passa pelos eixinhos e eixão pode dar uma desacelerada para apreciá-los melhor. Eles estão por ali, com os buquês amarelos misturados à secura das árvores, formando um lindo cenário e, por isso, presta-se muito bem para o paisagismo em geral.

Essa espécie é mais encontrada na região Amazônica e do Ceará a São Paulo, na floresta pluvial atlântica; no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. O branco já é mais encontrado ao norte dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A madeira de ambos apresenta algumas diferenças. A da espécie amarela é muito pesada, muito dura ao corte, por isso bastante durável sob quaisquer condições. É apropriada para construções externas, tanto civis quanto navais. Já a madeira do ipê branco, moderadamente pesada, com superfície lustrosa, é apropriada principalmente para acabamentos internos.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300