Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 13h58 - Atualizado em 12/02/20 às 13h58

Administração da Fercal recolhe 260 toneladas de inservíveis

 

 

Administração Regional da Fercal está empenhada no combate ao mosquito transmissor da dengue. Em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), estão sendo recolhidos materiais inservíveis – móveis, aparelhos eletrodomésticos e outros itens que costumam ficar jogados em vias públicas ou terrenos abandonados. Nesta quarta-feira (12) foi a vez dos moradores da Fercal 1 e 2. Já foram recolhidos cerca de 260 toneladas de lixo.

 

Neolider Marciano, 62 anos, tem uma borracharia na região há 20 anos. Geralmente, os pneus que não eram mais usados ficavam em frente ao comércio, o que poderia ser um possível foco do Aedes Aegypti. “Acho essa iniciativa muito importante para evitar a dengue. Têm dias com muitos pneus e não sabemos onde deixar”, comenta.

 

A líder comunitária Vanderli Alarcão, 64 anos, também aprova a ação. “Por enquanto, ainda não temos a coleta seletiva, então é uma forma de conscientizar a população do descarte correto do lixo. Além de preservar o meio ambiente, previne contra a dengue”, disse a aposentada.

 

O recolhimento começou nessa segunda-feira pelos bairros Engenho Velho e Bananal. Na terça, os habitantes do Alto da Bela Vista, da Expansão e da Rua do Mato tiveram seus inservíveis recolhidos. A ação continua nesta quinta e sexta, no Queima Lençol e Lobeiral e Boa vista e Catingueiro, respectivamente. A previsão é que na próxima semana o serviço chegue às áreas rurais.

 

O administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima, explica que para a iniciativa sair do papel, ele gravou um vídeo e divulgou uma programação para que a população ficasse atenta ao recolhimento. “A conscientização é um dos principais pontos para combater a dengue, pois o governo não consegue combater o mosquito sozinho. Muitos deles estão dentro das casas dos moradores”, alerta.

 

A ideia é que a ação continue e para que a população se informe sobre quando e onde o serviço vai passar, basta ligar para o Disque Entulho da administração: 3483-2612.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300