Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/20 às 16h30 - Atualizado em 15/07/20 às 16h35

Administração da Fercal recorre a Novacap por obras de pavimentação

 

Raphaella Padilla, da ASCOM

 

Conhecida por sua produção agrícola familiar  e por acomodar diversas indústrias de cimento, a cidade da Fercal, distante 30 km do centro de Brasília, tem na  pavimentação um dos seus maiores entraves.  Em reunião com o presidente da Novacap, Fernando Leite, nesta terça-feira (14) o administrador Fernando Gustavo solicitou apoio para o asfaltamento de 2km da DF-326, no trecho que liga o perímetro urbano  à nova Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

De acordo com o  administrador, a UBS  foi construída por meio de um compromisso social firmado pela Fábrica  de Cimentos Ciplan, e a inauguração do complexo, onde também funcionam  duas escolas públicas, depende apenas da pavimentação do trecho de acesso e da iluminação.

 

Gustavo explicou ainda,  que a obra  está inclusa no  projeto Caminho da Escola, idealizado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) em parceria com a Novacap. “A população do Fercal é superior a  30 mil habitantes e nosso maior anseio é a pavimentação dos 12 km da DF-326, que passa pelo Pólo de Cinema, chegando até Sobradinho I. Enquanto isso não se concretiza, priorizamos  asfaltamento desses 2 km até a UBS, que trará mais segurança à nossa gente”, disse o administrador.

 

Ainda sobre a urbanização da cidade, Fernando Gustavo solicitou a doação de  cinco mil metros de bloquete, que será utilizado na pavimentação  de cerca de oito ruas localizadas no perímetro urbano. O material é assentado utilizando um colchão de pó de brita cedido pela Indústria Ciplan.

 

Fernando Gustavo aproveitou a oportunidade para agradecer ao presidente da Novacap pelo apoio na conservação de estradas vicinais com a utilização de material fresado e também na  construção de pontes no núcleo rural.

 

O presidente da Novacap comprometeu-se em rever o projeto de pavimentação da via de acesso a UBS junto ao DER. Ele ressaltou que, por se tratar de uma rodovia distrital,  a responsabilidade é do Departamento, mas que tentará agilizar a demanda. Leite assinalou ainda,  a possibilidade de aumentar a frota de maquinários na cidade, onde ele, em breve fará uma visita técnica.

 

Uso de bloquetes e pavimento intertravado

 

Usado para obras viárias, calçadas, passeios públicos e  praças o pavimento intertravado, feito por bloquetes,  é um moderno substituto dos paralelepípedos. Este material tem sido cada vez mais escolhido e utilizado pelos engenheiros e arquitetos devido a uma série de vantagens, tais como: durabilidade, resistência,facilidade de instalação e capacidade de escoamento de água.

 

 

Administração da Fercal recorre a Novacap por obras de pavimentação

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300