Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/04 às 19h14 - Atualizado em 29/10/18 às 14h44

Arvores frutíferas – responsabilidade da novacap

A Novacap, Empresa responsável pela implantação e conservação da área verde, mantém cerca de quatro milhões de árvores plantadas no Distrito Federal.

Espécies ornamentais nativas como ipês-roxo, amarelo, rosa e branco – quaresmeiras, em Brasília. Nesta floresta urbana, 10 a 15% das árvores são frutíferas: amora, jaca, abacate, joá, jenipapo, sapucaia e as da terra, cagaitas, jatobá, baru, pequi. Estas últimas foram preservadas no processo de urbanização da Capital e são também plantadas atualmente.

Plantar árvores frutíferas é ter na vegetação a presença de aves e pássaros como sabiá, bem-te-vi, rolinhas, beija-flor, anú branco e preto. É ter, também o incômodo dos morcegos e mosquitos que sujam tudo em volta com o excegos e mosquitos que sujam tudo em volta com excesso de flores e frutos pelo chão. Por isso, o Departamento de Parques e Jardins da Novacap tem o cuidado de não plantar próximo aos blocos residenciais. Bem-intencionada e não esclarecida, a comunidade planta, aleatoriamente, diversos tipos de árvores, em vários locais causando alguns trastornos. É preciso consultar a Novacap para definir o plantio. É uma questão de paisagismo. Tem que ter a idéia do que se está plantando.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300