Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/08/20 às 17h00 - Atualizado em 13/08/20 às 17h00

Bacias do DF seguem em manutenção preventiva

 

Jaqueline Nunes, da ASCOM

 

De janeiro de 2019 a agosto de 2020, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) já removeu 30 mil m³ de materiais impróprios existentes em bacias de contenção em todo o Distrito Federal. Ao todo, a companhia é responsável por 60 lagoas espalhadas pelas cidades e segue com as ações de limpeza constantes destes locais.

 

Um dos maiores focos de entulho era a bacia de contenção existente na via Tororó Oeste, no trecho entre a BR-251 e o condomínio Chapéu de Pedra, no Jardim Botânico. Do local foram retirados 14.400 mil m³ de lixo, para isso foram necessários 24 dias de trabalho onde os servidores utilizaram motoniveladoras e tratores de esteira para remoção dos materiais poluentes.

 

Para o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos, chefe do departamento responsável pelo trabalho de limpeza, os trabalhos se intensificaram nos últimos meses devido à estiagem e o monitoramento segue por todos os meses, principalmente, durante a estação mais chuvosa no DF. “É importante aproveitar esse momento de seca para realizar a manutenção preventiva das bacias. Assim, quando as chuvas aparecerem e se intensificarem, a capacidade de armazenamento das lagoas está alta e a chance de qualquer imprevisto é muito pequena”, explicou Sérgio.

 

No DF, as bacias estão espalhadas por 17 localidades, sendo: uma no Parque da Cidade; uma no Incra (Brazlândia); três, na Vila São José (Brazlândia); quatro na ADE de Ceilândia; cinco no Setor “O” (Ceilândia); uma no Cruzeiro; sete em Samambaia; uma em Santa Maria; cinco no Recanto das Emas; seis no Taquari; nove no Riacho Fundo II; duas no Itapoã; uma em Mestre D’Armas; três no Arapoanga; quatro no Noroeste; quatro no Buritizinho; duas nos Jardins Mangueiral e; uma no Paranoá Parque.

 

 

PARA QUE SERVEM

 

As bacias de contenção são criadas com duas finalidades sendo separadas por bacias de qualidade e, bacias de quantidade. As primeiras realizam a filtragem da água, geralmente provinientes de chuvas ou da construção civil, que segue para rios e córregos, segurando resíduos sólidos, evitando que cheguem aos corpos hídricos.

 

Já as bacias de quantidade, tem como objetivo acumular os picos de águal, diminuindo a vazão e liberando o fluxo aos poucos evitando, assim, erosões e alagamentos. A maioria das bacias do DF são conjuntas, ou seja, atuam evitando poluição da água e realizando a contenção do fluxo.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300