Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/12 às 12h36 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Brasília comemora os 110 anos de JK

Os 110 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek serão lembrados com uma série de eventos organizados pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), em parceria com a Casa Civil do Distrito Federal e o Memorial JK. O mais emblemático deles é o lançamento, em fac-símile, da primeira edição da mítica Revista Brasília, publicação mensal da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que tinha como principal fonte de matérias, o dia a dia da construção de Brasília.

Com textos exaltando a mudança da capital do país para o Planalto Central, notas informativas sobre decisões administrativas do presidente JK e fotos que registravam as primeiras construções do que viria a ser Brasília, entre elas a primeira residência oficial do presidente JK no local – o Palácio de Tábuas – a publicação começou a circular em todo o país em janeiro de 1957.

Pela sua contribuição como registro factual da época e fundamental fonte de pesquisa sobre a fase seminal do surgimento de Brasília, o periódico, que circulou interruptamente ao logo de três anos (Depois outras edições especiais foram publicadas), teve sua importância reconhecida com o tombamento pelo Governo do Distrito Federal, em abril de 2008, por meio da Diretoria de Gestão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, órgão subordinado à Secretaria de Cultura.

É reconhecendo este valor simbólico e documental da Revista Brasília que o ArPDF se compromete, dentro das celebrações dos 110 anos de nascimento de JK, reeditar 3 mil exemplares que serão distribuídos para as escolas públicas e particulares do DF, órgãos do GDF, do Governo Federal, Câmara Legislativa do Federal e veículos de comunicação.

Chefe do setor de Divulgação da Novacap, Nonato Silva, um dos pioneiros de Brasília à frente da Revista Brasília, será um dos homenageados do evento. “A expectativa é, no futuro, reeditar todos os exemplares esgotados em volumes encadernados ou digitar todo o material, ainda estamos estudando a melhor forma”, explica Gustavo Chauvet, superintendente do ArPDF.

Para o presidente da Novacap, Nilson Martorelli, reeditar a Revista Brasília é resguardar a história da interiorização do Brasil e, sobretudo, garantir que a odisseia da construção esteja sempre viva na memória e no coração dos brasilienses e dos brasileiros. “Merece todo o nosso cumprimento essa iniciativa do Arquivo Público”, ressaltou o presidente.

Segundo o Arquivo Público, o material deverá ser entregue a todas as escolas do DF como material de pesquisa para os professores e estudantes.

Mesa redonda
Entre outras atividades do ArPDF que serão desenvolvidas no Memorial JK nesta quarta-feira, 12 de setembro, em celebração à data, está a realização de uma mesa redonda sobre o tema: De Visconde de Porto Seguro a JK. Participam como palestrantes do evento os historiadores Ricardo Magalhães e Elias Manoel da Silva, além do coronel Affonso Heliodoro e o engenheiro Atahualpa Prego.
Após o evento – realizado em parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação – serão entregues, aos 100 participantes, os certificados do curso: Brasília: 10 Mil Anos de História, evento que foi organizado pelo ArPDF ao longo de seis meses deste ano.
Neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek e presidente do Memorial JK, Anna Cristina Kubitschek aproveita a ocasião para fazer o lançamento oficial do site da instituição, além de assinar um acordo de cooperação técnica entre o ArPDF e o Memorial JK para gestão do acervo e restauração das películas do espaço que é o guardião da memória do presidente que inventou Brasília.
“A expectativa é a melhor possível, pois teremos diversas atividades importantes, enfim, um aniversário dinâmico e democrático à altura do nosso eterno presidente”, destaca a neta de JK. “A parceria com o ArPDF é fundamental pois vai permitir que recuperemos a história da construção de Brasília, dos candangos e da nossa cidade, mantendo viva a chama da ousadia e da responsabilidade política do seu governo”, observa.

Serviço:
Pauta: Celebração dos 110 anos de nascimento de JK com a reedição de 3 mil exemplares da Revista Brasília e palestra com historiadores e entusiastas de Brasília sobre o tema: De Visconde de Porto Seguro a JK.
Local: Memorial JK.
Dia e horário: Dia 12 de setembro, a partir das 9h.
Informações: (61) 3361-1454 ou pelo e-mail arpdf.lucioflavio2005@gmail.com


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300