Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/12 às 12h35 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Delegação da Suécia visita o Estádio Nacional

A Novacap recebeu, na última terça-feira (4), a visita de um grupo de 33 acadêmicos de Engenharia Civil da Universidade de Luleå, da Suécia. Os universitários enfrentaram 27 horas de voo para conhecer os monumentos, os canteiros de obras e especialmente as fundações das obras da Capital do Brasil, tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade.
 
A diretora de Obras Especiais, Maruska Lima, ciceroneou a delegação e apresentou a obra mais importante da capital federal atualmente, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A nova arena vai receber a abertura da Copa das Confederações no próximo ano e sete partidas da Copa do Mundo, em 2014.
 
Com acompanhamento de tradutores, Maruska destacou a importância da Novacap na construção de Brasília e, agora, na construção do Estádio. “Todas as obras que vocês conheceram foram administradas, fiscalizadas e construídas pela Novacap, uma empresa que nasceu e amadureceu junto com Brasília e que se orgulha de fazer parte da saga da interiorização e do desenvolvimento do Brasil”, ressaltou Maruska.
De acordo com o professor do Departamento de Estruturas da Universidade de Brasília (UnB), Luciano Bezerra, a vinda dos estudantes foi consequência da visita de um professor de engenharia civil da universidade, que estudou as obras de Brasília por dois meses.
 
Os alunos que estão finalizando o mestrado buscam orientações sobre as obras e também sobre a qualidade do solo do país. “O solo daqui é tropical, o que exige cuidados especiais. Os alunos querem saber como é o comportamento do solo nas obras”, explica o professor.
 
Visita aos monumentos

A visita começou na Ponte JK, onde foi apresentado aos alunos como está sendo feita a monitoração* da ponte pelo Laboratório de Sistemas Estruturais (LSE). Atualmente, a Diretoria de Obras Especiais (DOE) coordena e fiscaliza o contrato da empresa responsável pela monitoração da ponte. O objetivo é observar e monitorar todo o comportamento da edificação, de forma a adiantar possíveis necessidades de manutenção.
Monitoração = Termo utilizado nas engenharias para acompanhamento permanente da programação da obra.

Os alunos também conheceram o Teatro Nacional, obra conhecida por ser o maior conjunto arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer. Lá, eles foram recebidos pela técnica de atividades culturais, Sandra Mourão, que mostrou todas as esculturas e a sala Villa-Lobos.

 
Depois da capital federal, a próxima cidade a ser visitada pelos suecos é Paracatu, em Minas Gerais, onde eles vão conhecer uma mina.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300