Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/09 às 19h30 - Atualizado em 29/10/18 às 14h44

Equipe do DPJ sai em campo para coletar sementes

Chegou a época da coleta de sementes. No próximo dia 19, uma equipe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), formada por dois técnicos agrícolas e mais cinco empregados, vão para o campo coletar as sementes que serão trabalhadas no Viveiro I da Novacap. No final do ano, essas sementes, já mudas, serão plantadas em todo o Distrito Federal, dentro do Programa de Arborização, anunciado pelo governador, José Roberto Arruda, quando começam as chuvas.

A coleta acontece todos os anos, sempre com prioridade em alguma semente específica. Este ano, as espécies escolhidas são pequi (Caryocar brasiliense), palmeira buriti (Mauritia flexuosa), palmeira jerivá açu (Syagrus romanzoffiana), palmeira guariroba (Syagrus oleraceae, palmeira açaí (Euterpe oleracea), voquísia (Vochysia pyramidalis) e cabo-de-machado (Pouteria torta). Dessa vez, as cidades escolhidas foram Paracatu, Pirapora e Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.

As viagens de coleta são imprescindíveis para selecionar novas espécies nos períodos de floração e frutificação e realizar coletas em matrizes já identificadas. Todas as espécies acima citadas frutificam apenas uma vez ao ano, e se a coleta não for efetuada no período exato implicará na não produção de mudas no ano, podendo ocasionar um prejuízo no plantio por vários anos. Inclusive algumas plantas apresentam frutificações apenas de dois em dois anos, portanto, a produção das mudas será extremamente afetada.

A equipe fica até o dia 23.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300