Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/21 às 19h12 - Atualizado em 15/03/21 às 19h12

Especial: Brasília quem te criou verde?

A Novacap! Ela que transformou, nestes 61 anos, a capital do concreto em uma das maiores florestas urbanas do Brasil

 

 

Brasília possui árvores de espécies tão variadas, quanto às das florestas tropicais. E, essa variedade de espécies e diversidade só perde para a flora da Região Amazônica. Isto se deve aos programas de arborização, iniciados logo após a construção da Capital, que foram aprimorados, ao longo dos anos, resultando hoje na beleza da nossa cidade.

 

Ornamentação em números

 

•  Mais de cinco milhões de árvores plantadas em Brasília;
•  600 canteiros ornamentais em todo DF;
•  Viveiros de plantas com mais de dois milhões de mudas de flores;
•  200 mil mudas de seres arbóreos;
•  230 mil ipês plantados em todo planalto central;

 

Esses números grandiosos são reflexos do trabalho da Diretoria de Urbanização, executado através do Departamento de Parques e Jardins da Novacap.

 

Trabalho dos Viveiros

 

A companhia conta com dois viveiros. O trabalho de preparar as mudas para o plantio é feito pelas mãos dos menores aprendizes e reeducandos do DF. Neles são realizadas pesquisas agronômicas e experimentações de novas espécies, que se adaptem às condições climáticas e de solo do DF.

 

No Viveiro 1 são cultivadas plantas e flores. No Viveiro 2: árvores, arbustos e palmeiras.

 

 

A Novacap cultiva ipês-amarelos, rosa, roxos e brancos, quaresmeiras, sucupiras, aroeiras, copaíbas, que fazem parte do ecossistema primitivo ou do bioma do Cerrado.

 

Faça chuva ou faça sol, todo dia é dia de flor!

 

A cada mês os brasilienses podem observar uma ou mais espécie arbórea florida em Brasília. As flores duram, em média, entre 90 e 180 dias.

 

No período de estiagem são utilizadas espécies resistentes ao sol e calor como as camomilas, cravos, dálias, flocos, perpétuas, petúnias e sálvias. Além das zíneas, com uma grande variedade de cores. No período de chuva, mesmo tendo menos opções de flores , Brasília segue florida. Com espécies que sobrevivam ao solo encharcado.

 

 

Arborizar uma cidade, não é uma tarefa puramente ornamental. As árvores purificam o ar, proporcionam sombra, abrigam a fauna, as aves, atenuam a luminosidade excessiva da Capital, melhoram a umidade do ar, reduzem a ação dos ventos, diminuem ruídos e impactos sonoros e proporcionam conforto ambiental.

 

Para manter nossa cidade bonita e segura, quando temos fortes chuvas e ventos, a Novacap faz as podas preventivas. Nelas são avaliados se a árvore está saudável, ou sofrendo alguma patologia. Se estiver doente, ou se os galhos estiverem apresentando algum risco para pedestres e motoristas realiza-se a poda. Mas se ela estiver em fase de declive, será suprimida.

 

Especial-Brasília, quem te criou verde Foi a Novacap!

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300