Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/13 às 18h17 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Estudantes de São Paulo conhecem a história de Brasília

Catedral de Brasília, Congresso Nacional, Catetinho, Ponte Juscelino Kubitschek, Teatro Nacional, Esplanada dos Ministérios. A saga da construção de vários monumentos erguidos pela Novacap durante a época da criação de Brasília e os desafios do desenvolvimento e da preservação do patrimônio foram os principais temas discutidos por 15 estudantes do ensino médio da Escola da Vila, de São Paulo, que estiveram reunidos no auditório do DRH, nesta quinta-feira (20).

Os alunos foram recebidos para um café da manhã com o diretor Administrativo, André Fortes, o secretário-geral, Walter Barros, o assessor da Presidência, Jarles Randal, a coordenadora do Planejamento Estratégico, Cristina Pina, e um dos autores do livro comemorativo da Companhia “Novacap – 50 anos por Brasília”, José Alberto.

Com o objetivo de contribuir com o trabalho de campo dos estudantes, o assessor Jarles Randal relatou, com detalhes, todo o projeto da capital e a ligação em que a Companhia tem com a cidade. “Difícil falar da história da Novacap sem falar de Brasília”, afirma. Randal também ressaltou as principais áreas de atuação da empresa no que diz respeito à infraestrutura, à engenharia urbana e à manutenção das áreas verdes.

Bastante atentos à palestra, os estudantes, ouviram o discurso do sociólogo José Alberto, que trabalha há 37 anos na Companhia. Na ocasião, distribuiu em nome da Novacap, o livro que ajudou a escrever. Segundo José, o que chamou a atenção foi o interesse dos alunos em visitar a capital e conhecer a história desde o início. “Fiquei muito orgulhoso ao saber que vocês ficaram interessados em saber, com detalhes, da história da capital e mais ainda em poder ajudá-los”. Alberto destacou fatos curiosos sobre a história da construção da cidade, relatando as dificuldades, os objetivos alcançados e o papel da Novacap, além de falar sobre o livro.

Para a estudante Júlia Nachll, 17 anos, esta oportunidade oferecida pela Escola da Vila e pela Novacap foi importante para aprimorar seus conhecimentos sobre a capital que, até então, só conhecia pelo nome. “Gostei de me aprofundar na história e saber o que realmente a Novacap faz. Sabendo disso, saio daqui com a opinião de que a Novacap tem um papel fundamental na preservação da cidade,” argumenta.

Após a apresentação, os estudantes interagiram com perguntas e tiraram todas as dúvidas. Para Raquel Preis, o conhecimento adquirido foi fundamental para a entrega do trabalho. “Gostei do encontro e dos palestrantes. Conhecer de perto e conversar com quem fez parte deste crescimento foi muito melhor do que ter que ficar pesquisando. A interação e o conhecimento faz toda a diferença,” relata.

O diretor Administrativo, André Fortes, também enriqueceu o debate e participou das perguntas. Ele agradeceu aos alunos a atitude, destacando um passo fundamental para o conhecimento. “Somos a empresa que ajudou a construir Brasília. Em cada lugar tem um pedaço da Novacap. E agora estamos dando continuidade ao crescimento”, afirma.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300