Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/13 às 16h54 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

GDF lança edital do programa Asfalto Novo

A região central de Brasília deverá ter o asfalto totalmente recuperado ainda no primeiro semestre de 2013. O Governo do Distrito Federal, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), lançou nesta quinta-feira (07), o edital da primeira etapa do programa Asfalto Novo, que irá revitalizar a malha viária de toda a região central da capital federal.

A primeira etapa compreende 14 lotes de obras, ao custo de R$ 160 milhões provenientes da Junta de Execução Orçamentária. A previsão é que, em 30 dias, sejam abertos os envelopes, e o prazo de execução das obras poderá variar entre 60 a 150 dias. “A determinação do governador Agnelo Queiroz e do vice-governador Tadeu Filippelli é para que as principais vias sejam totalmente restauradas antes da Copa das Confederações, que ocorrerá em junho”, explicou o secretário de Obras, David de Matos, ao acrescentar que as operações serão realizadas no período noturno, de forma a não atrapalhar o tráfego.

O programa Asfalto Novo é fruto de um planejamento para intervenção em toda a malha viária das 30 Regiões Administrativas do DF. “Nos últimos dois anos, a Novacap realizou uma pesquisa de campo, composta por mais de 81 mil inventários sobre a situação das vias urbanas de todo DF. Esta operação será executada ao longo dos próximos dois anos, começando por Brasília e, em seguida, se estendendo às outras cidades”, explicou o presidente da Novacap, Nilson Martorelli. Até o final de 2014, o GDF deverá investir quase R$ 700 milhões no programa.

A cidade de Brasília (RA I) foi dividida em 14 lotes para facilitar o planejamento e a execução das obras, que poderão variar de simples operações corretivas até a completa reconstrução do asfalto com a colocação de microrrevestimentos, a depender das condições de cada pavimento. “Baseado neste planejamento e no inventário sobre a malha viária, faremos uma intervenção em toda a estrutura do pavimento. A ideia é reduzirmos, ao máximo, a necessidade de investimentos em ações paliativas, como as operações tapa-buracos”, acrescentou o diretor de Urbanização da Novacap, Erinaldo Sales.

Recuperação de todo o DF – Entre as vias que serão restauradas estão a W4, W5, L2 Sul, Eixo Monumental e toda a pista do contorno do Parque da Cidade, além das principais avenidas de todas as regiões administrativas do DF. O recapeamento previsto no Asfalto Novo proporciona a recuperação ampla da pista, incluindo a base do pavimento, a exemplo do que já ocorre nos Eixinhos, W3, L4 Sul, Estrada Parque Guará (EPGU) e Via Elmo Serejo, que corta Taguatinga e Ceilândia.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300