Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/20 às 16h03 - Atualizado em 21/02/20 às 16h03

GDF Móvel

 

Para agilizar os pequenos serviços de reparos e manutenção nos mobiliários públicos a Novacap dará início ao programa GDF Móvel, onde serão adquiridos caminhões com disponibilidade para levar equipamentos, cargas e profissionais como eletricista, serralheiro,marceneiro, bombeiro hidráulico. Esses veículos ficarão sob responsabilidade das Administrações Regionais.

 

A ideia nasceu na Administração Regional do Paranoá onde o gestor, Sérgio Damaceno, recebeu uma viatura sucateada do Corpo de Bombeiros, realizou a reforma do veículo com a ajuda de comerciantes e a adaptou para receber equipamentos como solda, gerador de energia e demais materiais usados no conserto de mobiliários como alambrados, parquinhos e PECs. Desde que começou a operação, já foram realizados reparos em sete parquinhos da cidade.

 

“Nosso trabalho tem como objetivo desafogar o GDF e permitir que os órgãos se atenham às grandes obras. Com esse caminhão fazemos reparos em bueiros e bocas de lobos quebradas e sem tampa, manutenção em playgrounds estragados e enferrujados, nos equipamentos de atividades físicas, além dos alambrados. Queremos minimizar ou até mesmo erradicar essas demandas que afligem a população”, afirmou Damaceno.

 

A experiência foi bem recepcionada pelo presidente da Novacap, Candido Teles, que pretende implementar nas demais cidades. Para isso, Teles pretende ampliar os serviços realizados pelo veículo, incluindo além de soldas, reformas e pinturas e operações de baixo impacto como tapa-buracos e podas baixa. Para isso pretende oferecer cursos de qualificação.

 

“Grande parte da mão de obra usada pelas administrações regionais é oriunda da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), que emprega reeducandos. Queremos trazê-los para capacitação técnica na Novacap e, assim, enquanto agilizarmos os serviços públicos, iremos proporcionar uma nova profissão e facilitar a reinserção destas pessoas no mercado de trabalho”, observou Teles.

 

O projeto já foi encaminhado à Secretaria de Governo, onde teve recepção positiva e aguarda disponibilidade financeira para implantação. A intenção é que sejam atendidos o máximo de cidadãos possível, tornando a cidade limpa e sem materiais quebrados ou com o tempo mínimo para o conserto do dano. O projeto também estabelece uniformização das equipes e Equipamentos de Proteção Individual, com a finalidade de proteger e identificar nossos trabalhadores, evitando que eles sejam confundidos com profissionais de outros órgãos ou empresas. Todos os atendimentos serão cadastrados e um portifólio de trabalho executado será elaborado pelo administrador regional para compor o Relatório Anual de Metas do GDF.

 

 

GDF Móvel

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300