28/12/20 às 16h46 - Atualizado em 3/11/22 às 14h52

GDF Presente: Novacap intensifica trabalho

Ações deixam tudo pronto para celebrar o fim deste ano e receber 2021.  Vicente Pires já recebeu 60 toneladas de massa asfáltica da Novacap

Brasília – segunda-feira (28) – 60 toneladas de massa asfáltica já foram inseridas em Vicente Pires em 2020. Para a chegada do ano vindouro, os moradores da região já conseguem notar que a cidade mudou e muito neste ano.

Sob a coordenação do Polo Adjacente II do programa, as máquinas e homens não pararam de trabalhar. A massa asfáltica fornecida pela Novacap foi usada para tapar buracos e na construção de 15 lombadas. Só na Rua 3 foram nove quebra-molas e outros seis na Rua 8, todos devidamente pintados pelo DETRAN. Além dessas intervenções urbanas visíveis aos olhos dos moradores e visitantes, o trabalho na região foi volumoso, com recolhimento de entulho, roçagem e limpeza de bueiros, bem como pintura dos meios-fios das ruas 4, 4A, 4B, 4C, 5, 7, 8 e 10 e da marginal do Taguaparque.

Com a ajuda de seis reeducandos do Sistema Socioeducativo – ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) –, uma pá carregadeira e três caminhões, o administrador acompanhou a retirada de todo tipo de sujeira das ruas 8 e 3. De pedras a meio-fio quebrado, tudo foi para o lixo. Um trabalho, segundo ele, de prevenção. “Isso é importante porque, com a chegada da chuva, se as ruas não estiverem limpas, entopem as bocas de lobo, causando alagamento”, explica o administrador, Daniel de Castro.

Vila Telebrasília

“Essa é uma parceria importante, sempre do nosso lado, nos ajudando nessa luta para deixar a cidade cada dia melhor, mais limpa e bonita”, destaca o presidente da Associação de Moradores da Vila Telebrasília, Gilmar Batista Camilo. O ponto alto das atividades foi a remoção, na última quinta-feira (23), de uma grande antena de antigo posto policial desativado localizado na entrada da vila.

Também têm sido intensas as operações de limpeza e reparos urbanos no Lago Sul, Lago Norte, Varjão e Plano Piloto, informa o coordenador do Polo Adjacente 1 do GDF Presente, Lúcio dos Santos Barbosa. Os trabalhos envolveram máquinas, caminhões e 26 homens em serviços de tapa-buraco, recolhimento de entulho, limpeza de boca de lobo, retirada de inservíveis, além de podas de árvores.

Ainda no Plano Piloto, trabalhadores fizeram na manhã de quarta-feira (24) a limpeza de bocas de lobo no Noroeste. “Tudo isso foi para que os moradores do Plano Piloto pudessem passar um Natal e um ano-novo com uma cidade mais aconchegante e limpa”, afirma o administrador regional Ilka Teodoro.