Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/20 às 10h25 - Atualizado em 9/11/20 às 10h25

GDF reforma Parque Sucupira, em Planaltina

Equipes do SOS Parques trocaram areia e ampliaram o acesso, dentre outras melhorias

 

 

A paisagem do Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina, foi transformada pelo GDF. O SOS Parques, força-tarefa que engloba diversos órgãos e secretarias do governo, esteve no local no fim do mês passado promovendo uma série de ações de manutenção, revitalização e melhorias, trazendo benefícios tanto para a infraestrutura do parque quanto mais conforto e segurança para as famílias que o frequentam diariamente.

 

Logo na entrada, os serviços prestados já são evidenciados. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) ampliou o acesso ao parque e ao setor administrativo. Ao todo, o órgão utilizou 120 toneladas de massa asfáltica na nova pista, que possui faixas reservadas para carros, bicicletas e pedestres. As cercas de alambrado que marcam os limites do parque foram recuperadas e complementadas, e novos meios-fios também foram implantados.

 

No interior do parque, o Ponto de Encontro Comunitário (PEC), o circuito de musculação, a pista de skate e as quadras poliesportivas e de volêi passaram por reformas pontuais. O parquinho infantil, que também foi revitalizado, foi drenado e teve toda a areia que o compõe trocada. Além disso, a área verde ganhou um cuidado especial, com roçagem e poda de árvores.

 

 

 

 

Morador de Planaltina, o funcionário público Mário Antônio Torres, de 55 anos, frequenta o Parque Sucupira desde que foi inaugurado e elogiou os trabalhos que a força-tarefa efetuou no local. “É muito importante, principalmente esse alargamento da entrada, a gente tinha que dividir a pista com os carros. O parque é muito frequentado, tinha que ter esse cuidado sempre”, afirma.

 

O administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, ressaltou a importância dos trabalhos de manutenção no Parque Sucupira e sua conexão com o lazer para os cidadãos e cidadãs da região administrativa. “É uma área de lazer muito importante para a cidade. O governador Ibaneis tem sempre nos pedido para deixar a cidade mais humana. Imbuídos dessa necessidade, percebemos que essas revitalizações de áreas de lazer eram necessárias e valorizam o cidadão de Planaltina”, afirma.

 

 

 

 

Para Gesisleu Darc Jacinto, administrador das Unidades de Conservação do Mosaico Norte do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), órgão que gere o Parque Sucupira, o trabalho integrado traz muitos benefícios a curto prazo: “O SOS Parques e essas ações da força-tarefa, pra gente, foram um ganho muito importante, porque se consegue fazer diversas melhorias de uma vez, em vez de serviços pontuais que eram feitos pelos órgãos individualmente. É um atrativo para a população”.

 

A força-tarefa SOS Parques no Parque Sucupira contou com o apoio do DER-DF, Ibram, Administração Regional de Planaltina, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e as Secretarias de Governo e de Segurança.

 

GDF revitaliza Parque Sucupira, em Planaltina

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300