Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/01/14 às 13h03 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Iniciativa beneficia moradores de áreas que estão em processo de regularização

Foto: Brito/GDF

BRASÍLIA (22/1/14) – O material retirado das vias das regiões administrativas pelo programa “Asfalto Novo” está sendo utilizado para pavimentar estradas rurais e ruas de condomínios em fase de regularização. O reaproveitamento do material é realizado pela Novacap, em parceria com as administrações regionais.

“Essa cobertura será incorporada à base do terreno, servindo de reforço para receber o asfalto definitivo”, declarou o diretor de Urbanização da Novacap, Erinaldo Sales.

Segundo ele, a iniciativa demonstra a preocupação do governo em melhorar a qualidade de vida e a acessibilidade para as comunidades que só podem receber a pavimentação definitiva depois da licença ambiental e da regularização da área.

A novidade mudou a rotina dos moradores do Condomínio Quintas do Amanhecer II. Sentada na calçada com seus sobrinhos, Fabiana Gomes, 28 anos, afirmou que antes isso era impossível. “Aqui era cheio de buraco e lama. Antes de colocarem o material, eu ficava só dentro de casa”, garantiu.

“Aqui era muito esburacado, e a poeira sujava a loja toda”, completou Gilson Rios, 26 anos, balconista de uma mercearia na região.

Para a estudante Jéssica Gomes, o maior benefício da pavimentação é poder andar de bicicleta e ir à escola sem se sujar. “Tenho que andar bastante para pegar a van que nos leva à escola. Eu chegava toda suja”, afirmou a moradora do condomínio Quintas do Amanhecer II.

Em Samambaia, a estrada de terra que dá acesso à área rural Laje da Jiboia recebeu o benefício. A medida facilitou o deslocamento de mais de 150 chacareiros que vivem da agricultura, da pecuária e do lazer, além de crianças e adolescentes que utilizam o ônibus escolar. 

“Aqui era uma buraqueira só. Agora teremos mais conforto e segurança ao chegarmos e sairmos das nossas casas”, afirmou a presidente da Associação dos Pequenos Agricultores da Laje da Jiboia, Vilma da Silva.

“Cobrimos a pista com o material extraído das avenidas para melhorar as condições das estradas de terra”, declarou o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho.

No Residencial Porto Rico, em Santa Maria, cerca de 15 ruas foram beneficiadas com os fragmentos de asfalto. O administrador da cidade, Erivaldo Alves, garantiu que o material continuará a ser utilizado em pontos críticos da região.

A capa pré-asfáltica está prevista para ser utilizada, ainda, no núcleo rural Bica do DER e nos condomínios Cachoeira, Nosso Lar e Nova Petrópolis, próximo ao DVO, em Planaltina, além de outras regiões do DF.

REGIÕES BENEFICIADAS – No Gama, o reaproveitamento melhorou as vias dos núcleos rurais Ponte de Terra, Ponte Alta de Cima e Ponte Alta de Baixo, Engenho das Lajes, DVO e outras áreas. 

O material também foi aplicado nos condomínios Por do Sol e Sol Nascente, em Ceilândia, nas quadras 202, 203, 318, 378 e 379 do Itapoã, e na zona rural de Brazlândia.

 

Com informações da Agência Brasília.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300