Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/13 às 18h39 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Ipês desabrocham em sequência de cores em clima seco de Brasília

Brasilienses podem contemplar a beleza das árvores em vários pontos do DF

BRASÍLIA (24/8/13) – No cenário árido e empoeirado de Brasília, entre os meses de junho e outubro, as flores dos ipês desabrocham como buquês nas copas da árvore, obedecendo a sequência de cores rosa, roxo, amarelo, verde e, por último, branco.

O ipê tem características bem singulares: planta nativa do cerrado, está presente principalmente em regiões com inverno seco e temperaturas entre 18°C e 26 °C.

As árvores – que precisam de 15 a 20 anos para desenvolver troncos tortuosos com casca grossa– se destacam em meio à paisagem de folhas amareladas com tom acinzentado em resposta à seca da região.

Apesar da exuberância, quando saem das estufas da Novacap, com aproximadamente um metro e meio – tamanho atingido após um ano -, os ipês não precisam de muitos cuidados, as árvores atingem o tamanho adulto apenas com o trabalho de poda, executado periodicamente para facilitar o crescimento.

No caso do amarelo e e do branco, espécies menores, a altura varia entre 8 e 10 metros, e o roxo pode chegar a crescer 20 metros.

As copas coloridas, que costumam chamar muita atenção, duram aproximadamente uma semana para todas as cores, de acordo com a concentração de água e umidade do local.

Quem quiser contemplar a beleza das flores, pode encontrar as mais de 150 mil árvores nos canteiros entre os eixos rodoviários, superquadras 215 sul, 413 sul e estacionamento da 507 norte.

Os ipês também fazem parte da paisagem do Setor de Mansões Park Way, do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, das superquadras Norte 116, 302 e 412, do Setor de Clubes Esportivos Norte e da Torre de TV.


Brasília, uma cidade verde

Em Brasília, a natureza faz parte do cotidiano de seus habitantes, possui cintas verdes implementadas nas quadras residenciais trazendo assim, uma grande e bela área verde que fica à disposição da comunidade.

Em atendimento ao Programa de Arborização 2013, desenvolvido pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, foram plantadas nas quadras residenciais do Plano Piloto 1.244 árvores para a recomposição das faixas verdes, previstas no projeto inicial de Lúcio Costa. Esta recomposição ocorre, principalmente, pela necessidade de reposição de espécimes que morrem ou são retiradas devido a algum tipo de problema.

O DPJ também promove arborização em todas as Regiões Administrativas do DF, sempre de acordo com a necessidade de requalificação das áreas verdes das cidades. Para solicitar informações e serviços demanutenção de áreas verdes (programa de arborização, poda de árvores e roçagem de grama), a Novacap disponibiliza o telefone da Ouvidoria (3403-2626), que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Com informações da Agência Brasília e Novacap

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300