Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/03/10 às 16h58 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Lixão dá lugar a área de lazer no Recanto das Emas


As obras no Parque Monjolo, localizado entre as quadras 508 e 511 do Recanto das Emas, continuam a todo vapor. O espaço vai oferecer aos moradores da região uma excelente estrutura de lazer e esporte, com pistas de corrida, parques infantis, quiosques, ciclovias, quadras poliesportivas e aparelhos para exercícios físicos.

 

O grande diferencial do parque perimetral, que conta com 2.200 metros de área total, é conservar as Áreas de Preservação Permanentes (APPs), tornando-se um grande cinturão verde entre o perímetro urbano e as reservas ambientais.

 

O projeto, executado em parceria entre Secretaria de Obras, Novacap, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) e Administração Regional do Recanto das Emas, tem por objetivo conscientizar a população local da necessidade da conservação dos ecossistemas e da reintegração dessas áreas à cidade, a fim de se evitar as ocupações irregulares.

 

Para isso, o governo espera contar com os próprios moradores como seus fiscais no cuidado com a preservação do parque no que diz respeito ao meio ambiente e aos equipamentos de lazer e esporte instalados no espaço.

Os moradores já comemoram. A dona de casa Rosângela Sousa Correia, 46 anos,  mora na região há nove anos e sempre ouvia falar que a área seria transformada em um parque. “Já tinha perdido as esperanças, mas com o movimento das máquinas agora acho que teremos um local de lazer na porta de casa”, disse. “Não poderíamos ganhar um presente melhor”, completou a moradora da quadra 508.

 

Martins de Castro Filho também está feliz com o Parque Monjolo, principalmente porque o lixo vai desaparecer. “Os moradores fazem desse terreno um lixão a céu aberto, é um crime ambiental”, afirmou. “Com a construção do parque, espero que os moradores tenham consciência da necessidade de não jogar lixo e de cuidar do local. Da minha casa agora vou ter um visual bonito e não mais aquela imundície”, completou.

 

No lançamento das obras, em setembro do ano passado, quatro mil crianças das escolas próximas ao parque fizeram o plantio de 500 mudas nativas do Cerrado, todas doadas pelo Departamento de Parques e Jardins, da Novacap.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300