Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/12 às 16h22 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Novacap adere ao “Outubro Rosa”

Novacap promove, no próximo dia 31, palestra de conscientização sobre o câncer de mama

Durante o mês de outubro, a Novacap aderiu à campanha mundial de mobilização e de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, o chamado “Outubro rosa”. A ação teve início no último dia 3, quando toda a entrada principal da Companhia foi iluminada na cor rosa, e vai até o próximo dia 31 de outubro, com uma palestra sobre o assunto.

A palestra será no dia 31 de outubro, às 9h, no Clube Celacap, e será ministrada pela doutora Núbia Pereira Pinto, radiologista da Clínica de Imagens Médicas Viver. Ao final da apresentação, serão sorteados brindes para as participantes.

“O objetivo é conscientizar as nossas funcionárias para a importância de se prevenir, fazendo o autoexame e procurando o médico, caso perceba algo diferente. A prevenção ainda é o melhor remédio”, ressaltou o presidente Nilson Martorelli.

A ação não termina na Novacap. Quem circula pela cidade se surpreende com os principais monumentos de Brasília, como a Ponte JK, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Buriti, o Memorial JK e o Congresso Nacional. Todos os pontos turísticos receberam iluminação em alusão à cor do laço, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

NÚMERO DE CASOS

No DF, são diagnosticados cerca de 880 novos casos todos os anos. Em 2011, foram registrados 170 óbitos. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas.

A mamografia pode detectar tumores com até 2mm de diâmetro, e ainda microcalcificações que são manifestações precoces do câncer de mama. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que a mulher não manifeste sintomas.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300