Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/20 às 17h34 - Atualizado em 1/07/20 às 17h34

Novacap apresenta números do semestre da drenagem do DF

 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) está realizando um balanço dos serviços prestados à população do Distrito Federal nos seis primeiros meses de 2020. E, mesmo com a redução do efetivo devido ao afastamento dos trabalhadores que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, os números demonstram o empenho do GDF e da direção da companhia em manter a cidade bem cuidada e segura para os brasilenses.

 

Somente nos serviços ligados à manutenção da rede de drenagem pluvial, já foram investidos mais de 6,5 milhões de reais. Deste valor, R$ 5.086.750,00 milhões foram pagos às empresas terceirizadas após elas realizarem reparos em todas as cidades do DF.

 

Estas empresas dividiram as RA’s em lotes e, cada uma delas trabalha exclusivamente nesses locais. No lote do qual fazem parte o Gama, Santa Maria e o Park Way, apenas neste semestre já foram limpas 12.834 mil bocas de lobo e outras 115 foram construídas para melhorar o escoamento da água.

 

No lote que engloba Sobradinho I e II, Itapoã, Paranoá e, Planaltina, foram 7.656 bocas de lobo que passaram por limpeza e desobstrução, além de 24 novos pontos. “Juntamente com as Administrações Regionais, avaliamos a necessidade de cada região e organizamos as frentes de trabalho. Algumas são atendidas pelas empresas, outras emergenciais recebem as equipes compostas por nossos servidores”, explicou o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos.

 

 

SEMAD

 

A Seção de Manutenção de Redes de Drenagem (SEMAD), reúne os servidores especializados na manutenção pluvial. Por meio dos serviços realizados por eles, a Novacap já investiu R$ 1.545.578,93 milhão em desobstrução, reconstrução e construção de 15.700 metros de rede de drenagem. Neste valor também estão incluídos 3.252 bocas de lobo e, 1.021 poços de visita (PV’s), que receberam limpeza, desobstrução e demais reparos pela seção.

 

Thais Dias, moradora do Itapoã, viu o que problemas na rede pluvial podem causar. Em março deste ano, uma erosão causada por um rompimento na rede se formou no meio de uma rua da cidade. Foi necessária a troca de 400 metros de tubo e do PV que existia no local. “Parecia só um buraquinho, quando a Novacap chegou para arrumar que vimos que era fundo e perigoso. Ainda bem que o reparo foi rápido”, comentou, Thais.

 

Outro serviço fundamental realizado pela seção neste semestre foi a manutenção de pontes. Juntamente com a Seção de Obra Direta (SEOD), a SEMAD repara redes de drenagem desgastadas e/ou expostas, além de construir equipamentos que controlam o lançamento das águas na tubulação, diminuindo o risco de novos rompimentos.

 

O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, lembrou dos reparos realizados na ponte da Metropolitana, iniciados na segunda quinzena de março. Além de muito esperadas, as obras no local eram urgentes. “A Novacap demonstra sua importância para a cidade que construiu diariamente, quando mobiliza mão de obra especializada e todos os equipamentos e materiais com a urgência necessária, garantindo assim, a qualidade de vida, a segurança e a saúde de toda a população”, afirmou Leite.

 

 

Novacap apresenta números do semestre da drenagem do DF

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300