Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/12 às 12h10 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Novacap aumenta produção de asfalto

GDF adquire equipamento que ampliará a produção de massa asfáltica da empresa de 30 toneladas para 150 toneladas por hora

No dia de seu aniversário de 56 anos, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) amplia sua capacidade de realizar obras e serviços em Brasília, cidade que construiu. Nesta quarta-feira, o governador Agnelo Queiroz, acompanhado, da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, entregou à companhia equipamento que aumentará de 30t para 150t por hora a produção de massa asfáltica, utilizada em pavimentação, recapeamento e restauração de vias.

O governador elogiou o trabalho da Novacap, primeira empresa criada na nova capital pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek. “A Novacap foi quem viabilizou a construção de Brasília e 56 anos depois continua construindo a cidade. Por isso, temos que continuar crescendo e não podemos cruzar os braços achando que as coisas caem do céu”, afirmou Agnelo Queiroz. O GDF investiu cerca de R$ 1,3 milhão no maquinário, que possui sistema a gás e atende todas as normas e exigências ambientais, com menor emissão de poluentes.

“Graças à ajuda da Novacap, Brasília não é apenas uma cidade administrativa mas um vetor de desenvolvimento no centro do país. Com isso, estamos cumprindo nossa saga, iniciada pelo presidente Juscelino, mudando a cara deste país”, declarou o vice-governador Tadeu Filippelli. A Novacap, hoje com cerca de 2 mil funcionários, foi criada em 19 de setembro de1956 para construir e fornecer condições para o funcionamento da nova capital.

Estiveram presentes à cerimônia os secretários de Governo, Gustavo Ponce de Leon; de Obras, David Matos; de Turismo, Otávio Neves; de Administração Pública, Wilmar Lacerda; e de Meio Ambiente, Eduardo Brandão; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do DF, Fauzi Nacfur Júnior, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Gilberto Lopes da Silva; os deputados distritais Chico Vigilante e Cláudio Abrantes, além de outras autoridades, representantes da vencedora da licitação da nova máquina e funcionários da Novacap.

Qualidade e Investimentos – Sozinho, o novo maquinário produz 120t de asfalto por dia, quantidade quatro vezes maior que a produção da usina antiga – de 30t, que continuará em funcionamento. Dessa forma, será possível reforçar as operações de recapeamento das vias, antes do início das chuvas, e evitar transtornos nessa época.

A nova usina só receberá materiais agregados (pó, pedrisco, areia, brita e cimento asfáltico de petróleo) aprovados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o presidente da Novacap, Nilson Martorelli, a produção de massa asfáltica será definida de acordo com a necessidade de cada obra e do trabalho desenvolvido pela própria empresa e pelos funcionários das administrações regionais.

Desde junho deste ano, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Obras, investiu R$ 250 milhões na troca do asfalto das principais vias do DF. Os eixinhos W e L, e as avenidas W3, no Plano Piloto, e Elmo Serejo, que liga Taguatinga a Ceilândia, estão recebendo novo asfalto.

Serviço – Além da recuperação das vias do DF, a Novacap realiza a limpeza de bocas de lobo, roçagem, poda de árvores e plantio. Para solicitar os serviços de manutenção da empresa basta ligar para a central, no 3403-2626, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300