2/07/20 às 17h04 - Atualizado em 3/11/22 às 14h54

Novacap avalia números do semestre da fábrica de concreto

Sessão é responsável pela produção de pré-moldados como meios-fios e alambrados

Uma das grandes aliadas na construção e revitalização dos espaços públicos do Distrito Federal é a fabrica de concreto da Novacap. Ela faz parte da Divisão de Conservação e Reparos (DICOR), sessão da Diretoria de Edificações da companhia.

Responsável pela produção de mais de 20 itens de concreto, pré-moldados e, alambrados, a fábrica produziu mais de 2.900 metros de meio-fio, 14.252 blocos de concreto e 18.986 bloquetes intertravados, somente neste primeiro semestre.

Pontos como a nova Praça dos Estados, as tesourinhas Sul e Norte, a Ponte das Garças e, o viaduto que liga a L4 Sul à pista de acesso para a Ponte JK, são exemplos de lugares que receberam peças que foram produzidas na Novacap.

“A fábrica, assim como a nossa usina de fabricação de asfalto, otimiza e barateia o nosso serviço. Além disso, trabalhamos com rigorosos critérios de produção dos itens, o que garante ainda mais qualidade aos espaços e equipamentos que entregamos à população”, afirmou Fernando Leite, diretor- presidente da Novacap.

Em sua maior parte, a fabricação das peças pré-moldadas é feita de acordo com solicitações enviadas à companhia pelas Secretarias e Administrações Regionais, dessa forma, o pedido já chega com a quantidade de peças necessárias e o local onde serão aplicadas.

DICOR

A Divisão de Construção e Reparos (DICOR) é responsável pela manutenção e construção de mobiliários urbanos do DF e, mesmo em meio à crise causada pela pandemia, não parou de funcionar, para seguir atendendendo às demandas da cidade.

Além do trabalho desenvolvido na fábrica de pré-moldados, a DICOR também está à frente da fabricação de alambrados. Apenas no primeiro semestre, foram produzidos 2 mil metros quadrados do aramado, usado em quadras poliesportivas, escolas, UBS’s e parques infantis.

“Uma das grandes metas do governo é reformar todo o mobiliário urbano das cidades e o trabalho da DICOR é de fundamental importância nessa empreitada. Nosso objetivo é produzir cada vez mais peças e atender o maior número de demandas que conseguirmos’’, pontuou Virgínia Sanchez, diretora de edificações da Novacap.

Outro apoio oferecido pelos técnicos de conservação e reparos da Companhia para os órgãos do GDF é a manutenção emergencial em obras de arte especiais, como pontes e viadutos. Nestes, a DICOR realiza manutenção em juntas de dilatação, guarda-corpos e guarda-rodas, além de, pequenos reparos na estrutura se necessário.

Novacap avalia números do semestre da fábrica de concreto