Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/20 às 14h33 - Atualizado em 6/03/20 às 9h20

Novacap e SES se unem para construção do bloco de doenças raras

 

 

Uma reunião ampliada entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal SES – DF, estabeleceu a criação de um Grupo de Trabalho misto objetivando a conclusão dos projetos executivos e complementares para reforma e ampliação da Ala B e construção do Bloco de Doenças Raras do Hospital de Apoio de Brasília.

 

As obras visam reformar toda a Ala B com 626 m² e ampliar aproximadamente 515 m². A nova construção do bloco de doenças raras é de aproximadamente 4.000 m² de área útil. O Hospital de Apoio passará a contar com mais 15 leitos de atendimento e mais um leito de isolamento. Será um bloco exclusivo para atendimento de doenças raras e será composto por três pavimentos, sendo eles: laboratório, consultório, sala de infusão, auditório e área de treinamento.

 

“A Novacap está disposta a ajudar a Secretaria de Saúde nessa missão. Vamos montar um grupo de trabalho e realizar reuniões semanais com intuito de aprovar o anteprojeto e fazer os projetos complementares para que essa obras finalmente possa sair do papel. Vamos -somar esforços para alcançar esse objetivo”, afirmou Teles.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença é considerada rara quando afeta 1,3 indivíduos em cada grupo de 2 mil pessoas. Pelo menos 80% das patologias são de origem genética, enquanto as demais têm causas infecciosas, virais ou degenerativas.

 

Não existem números concretos dessas patologias no DF, mas todas as suspeitas são encaminhadas para o Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde que, após a triagem inicial, conforme a idade, realiza o acompanhamento no centro de referência do Hospital de Base e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

 

O Centro de Referências de Doenças Raras do Hospital de Apoio foi credenciado e habilitado junto ao Ministério da Saúde em dezembro de 2016. Atualmente ele dispõe de cinco salas de atendimento, fazendo dez ambulatórios diários durante a semana. A estrutura ainda conta com um Centro de Reabilitação (CER) dentro da unidade.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300