Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/10 às 17h32 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Novacap entrega duas Vilas Olímpicas


Mais duas Vilas Olímpicas foram entregues pela Novacap ao GDF. Ontem a vice-governadora, Ivelise Longhi; e a primeira-dama, Karina Rosso, inauguraram as vilas de São Sebastião e do Parque da Vaquejada, em Ceilândia. O secretário de Obras, João Batista; o presidente da Novacap, Celso Roberto Machado Pinto; e a diretora de Edificações, Maruska de Holanda Lima, estiveram presentes à inauguração.

Com capacidade para atender a 4,8 mil pessoas, o complexo esportivo possui ginásio multiuso coberto, campo de futebol de grama sintética, duas quadras poliesportivas, pista de atletismo, três piscinas, parede de escalada, quadra de areia e quadra de tênis.
Segundo a vice- governadora, o centro esportivo de São Sebastião resultará em inúmeros benefícios para a população. “O grande valor é a criança estar vinculada ao esporte. Nas férias, os estudantes terão um espaço para praticar cidadania. Esse é um novo modelo de gestão de educação”, enfatizou.

00000364

A unidade, construída numa área de 30 mil metros quadrados, será administrada pela entidade Brasil Eu Acredito, selecionada por meio de edital público. Entre as 17 modalidades esportivas estão futebol, basquetebol, voleibol, natação, capoeira, xadrez.
 
Os moradores da cidade de São Sebastião também serão atendidos pelo centro. Um exemplo é a aposentada Geralda Verde Araújo, 73 anos, que já fez a inscrição para praticar natação. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de fazer esporte perto de casa. Pratico natação há uns três anos e ganhei 143 medalhas e 12 troféus, agora vai ser melhor”, afirmou Geralda Araújo.
 
As inscrições para as práticas esportivas serão realizadas até o próximo sábado (18), período em que a vila olímpica estará aberta para visitação. Os alunos da rede pública de ensino com interesse em participar deverão ir até a instituição de ensino em que estudam e solicitar o cartão de inscrição com o carimbo da escola. Depois de preenchido, o documento deve ser entregue na secretaria do local. Já os membros da comunidade podem ir diretamente à secretaria do centro, portando o comprovante de residência.
 
O funcionamento da vila olímpica será das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 20h. Os estudantes terão prioridade no período diurno. À noite e nos finais de semana, o centro promoverá as atividades para a comunidade. O resultado das vagas, que serão decididas por sorteio, saíra a partir da próxima segunda-feira (20).
 
Ceilândia à tarde
À tarde foi a vez de Ceilândia comemorar. Assim como o complexo esportivo de São Sebastião, a unidade irá atender a mais de 4 mil pessoas e oferecerá diversas modalidades esportivas. A inauguração do centro também contou com a presença da vice-governadora, da primeira-dama, e de diversas autoridades.
 
A Vila Olímpica de Ceilândia possui ginásio multiuso coberto, campo de futebol de grama sintética, quadra poliesportiva, pista de atletismo, piscina, parede de escalada, quadra de areia e quadra de tênis. Segundo a primeira-dama, Karina Rosso, o local servirá para formar grandes atletas, além de divertir a comunidade. “Será um ponto de encontro. Aqui, os moradores poderão conviver com os amigos de maneira saudável”, destacou.
 
A unidade, construída em uma área de 46 mil metros quadrados, será administrada pela Organização Social Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), também selecionada por meio de edital público. As inscrições para as práticas esportivas para alunos da rede pública de ensino já foram encerradas. Nos próximos dias, serão abertas as inscrições para a comunidade.
O funcionamento da vila será das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os estudantes terão prioridade no período diurno. À noite e nos finais de semana, o centro promoverá atividades para a comunidade.
 
Com a abertura das duas unidades nesta quinta-feira, o DF passa a contar com três vilas olímpicas. A outra é a Rei Pelé, de Samambaia. A vila completou um ano em outubro oferecendo 4.500 vagas, em 15 modalidades, para alunos da rede pública e comunidade.
 
A gestão é feita pelo Instituto Amigos do Vôlei, representado pelas medalhistas olímpicas Leila Barros e Ricarda Raquel. Mais sete estão em construção: Brazlândia, Ceilândia (QNO 9), Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Santa Maria.
 
A Novacap ainda trabalha nas unidades do Recanto das Emas, de Brazlândia, Santa Maria, Planaltina, da Estrutural, do Riacho Fundo I, Gama e de Taguatinga, com aproximadamente 85% da infraestrutura pronta. O projeto Vilas Olímpicas é uma ação do Governo do Distrito Federal (GDF), coordenado pela Secretaria de Esportes.

 00000365

Primeira-dama Karina Rosso, vice-governadora Ivelise Longhi e o presidente da Novacap Celso Machado participaram da inauguração nesta quinta-feira


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300