Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/20 às 12h29 - Atualizado em 31/01/20 às 12h36

Novacap inicia plantio de dois mil ipês na EPTG

 

Tornar Brasília ainda mais bela e colorida tem sido o desafio diário do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, responsável pela manutenção de toda a área verde do Distrito Federal. Visando ampliar a arborização nas cidades, o presidente da Companhia deu início, nesta sexta-feira (31), ao plantio de dois mil ipês na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) – DF-085.

 

O projeto pretende espalhar diversas espécies de ipês ao longo dos 11 km urbanos dessa rodovia, considerada uma das mais movimentadas do Distrito Federal, cortando as cidades do Guará, SIA, Vicente Pires, Águas Claras até a região central de Taguatinga.

 

“Trata-se de uma espécie típica do cerrado, resistente as intempéries do nosso clima, e de uma beleza única. Ouso dizer que é a árvore que mais caracteriza as belezas de Brasília, o xodó da nossa gente. Estamos plantando ipês roxo, amarelo, branco e rosa para tornar a EPTG um verdadeiro jardim suspenso”, descreveu o Diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemes.

 

As árvores estarão floridas a partir do terceiro ano, é o que explica o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva. Ele ressalta que existem mais 200 mil espécies de Ipês espalhadas por todo o Distrito Federal.

 

Números do DPJ apontam a existência de mais de cinco milhões de árvores plantadas pela Novacap em todo o DF. Em 2020 serão inseridas mais de 150 mil espécies arbóreas, desse total, 40 mil serão de ipês.

 

VIVEIROS DA NOVACAP
A Novacap, através do DPJ, produz espécies nativas do Cerrado: ipês-amarelos, roxos e brancos, quaresmeiras, sucupiras, aroeiras, copaíbas, que são importantes por fazerem parte do ecossistema primitivo ou bioma do Cerrado. Esse cultivo é resultado de pesquisas desenvolvidas dentro dos dois viveiros mantidos pelo DPJ.

 

Nos viveiros, são realizadas pesquisas agronômicas e experimentações de novas espécies de árvores e flores que se adaptem às condições climáticas e de solo do Distrito Federal.
No final de 2019 os viveiros contabilizavam uma produção de 600 mil árvores em estoques, sendo 100 mil ipês.

 

Visita à Administração Regional do Riacho Fundo II

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300