Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/20 às 12h44 - Atualizado em 14/08/20 às 14h14

Novacap realiza leilão on-line de madeiras

 

Amanda Freire, da ASCOM

 

Visando a sustentabilidade, com a reutilização consciente de resíduos vegetais, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) encerrou, nesta semana, a terceira edição do Leilão de Madeiras, resultantes das podas e erradicações realizadas pela empresa pública.

 

Do dia 3 a 13 de agosto, pessoas físicas e jurídicas puderam dar seus lances nos resíduos vegetais .Cerca de 27 mil metros cúbicos de madeira foram divididos em 47 lotes de diferentes tamanhos e arrematados por pessoas e empresas não só do DF, mas também de Aparecida de Goiás (GO) e Gramado (RS).

 

Ao todo foram dados 753 lances e todos os lotes foram arrematados. O valor total arrecadado foi de aproximadamente R$ 300 mil. Entre as espécies leiloadas haviam troncos de pau terra, sibipiruna, pau ferro, jacarandá, pau de balsa, ingá e amendoim bravo.

 

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus o certame ocorreu exclusivamente na modalidade on-line, diferente das edições anteriores, onde foram realizados no auditório da Novacap.

 

Para o Chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Raimundo Silva, os leilões são uma ótima oportunidade para as empresas que buscam material mais em conta, além de serem uma demanda ambientalmente sustentável ‘’Empresas de móveis e artesanatos utilizam os troncos maiores para fazerem peças, enquanto empresas de diversos outros ramos utilizam os galhos menores para fazer combustão de fornos industriais. Dessa forma os dois lados ganham’’, pontuou.

 

 

DPJ

 

Responsável pela manutenção das áreas verdes e arborização, a Novacap através do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) é responsável pelos serviços de podas e erradicações de aproximadamente cinco milhões de árvores espalhadas pela cidade.

 

Consequentemente, as podas resultam em resíduos como troncos, galhos e lenha. Os mesmos são depositados no Viveiro II da Novacap localizado próximo ao Parque Nacional de Brasília.

 

Consciente que o acúmulo de tais materiais pode representar risco de queimadas, a companhia transforma parte desse resíduo em compostagem, que é utilizada nos serviços de manutenção de canteiros em todo o Distrito Federal.

 

Para o leilão são utilizados galhos e troncos maiores que não podem ser triturados e utilizados na compostagem

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300