Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/10 às 20h06 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Novacap retira 5 ton. de lixo dos bueiros a cada dia

Um levantamento feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) mostra que, diariamente, são retiradas cinco toneladas de lixo dos bueiros em todo o DF. Ao mês, as seis equipes da Divisão de Manutenção da empresa limpam 1.700 bocas-de-lobo ou seis mil metros de rede de drenagem.
 
Em uma das recentes operações de desobstrução de rede de drenagem, na Candangolândia, foi retirado de dentro do bueiro um par de patins. Também saíram de lá pedaços de pau, garrafas pet, frascos de óleo de carro e uma infinidade de sacos plásticos. O lixo retirado daquele bueiro, em apenas uma operação, mostra exatamente o porquê de a Novacap insistir no apelo à população para que não jogue lixo nas ruas. “As bocas de lobo simplesmente são transformadas em bocas de lixo pela população. Dessa forma, não há trabalho que consiga desobstruir a rede de todo o DF. A consequência disso são os alagamentos pela cidade”, diz o presidente da Novacap, Celso Roberto Machado Pinto.
 
O alerta torna-se ainda mais necessário com a proximidade do período de chuvas. Segundo Machado, não será feito um trabalho especial nessa fase, pois a Novacap faz isso diariamente. “No entanto, as áreas mais críticas, e que tradicionalmente enchem nessa época, receberão mais atenção. Mas a população precisa colaborar para não entupir a rede. Temos que unir esforços para minimizar os transtornos”, afirma Celso Machado.
 
Entre as áreas mais atingidas pelas chuvas no DF estão aquelas que ainda não foram regularizadas, como Vicente Pires e os condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente. Nesses locais o trabalho é paliativo, emergencial. O problema só seria solucionado com a regularização dos setores e a implantação da rede de drenagem.
 
Ainda segundo Machado, mesmo com todos os problemas enfrentados nesse período de chuva, o Distrito Federal é a unidade da Federação que menos transtornos sofre. “Isso se explica porque temos o menor tempo de escoamento da água da chuva. A água leva no máximo 40 minutos para escoar, isso nos lugares que mais enchem, como a tesourinha da SQN 110. Imagina se tivéssemos a cultura de não jogar lixo na rua? O resultado seria ainda melhor”, diz.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300