Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/02/09 às 19h52 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Novacap trabalha nos últimos detalhes do novo Mané Garrincha

Quem viu, viu. Quem não viu, agora só por fotografia. É assim que ficará registrado o Mané Garrincha, como se vê hoje. Ele se transformará no estádio que vai receber a Copa do Mundo de 2014 e sofrerá uma grande reforma, a fim de atender as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Além disso, de acordo com o projeto, foram criados novos espaços para atividades múltiplas, culturais, esportivas ou comerciais de acordo com diretrizes do Governo do Distrito Federal.

Construído nos anos 70 e concebido para a prática do futebol e atletismo, o novo Mané Garrincha passará sua capacidade dos atuais 45.300 lugares, para aproximadamente 70 mil, número que ficará limitado em torno de 60 mil lugares para o público nos jogos da Copa, por determinação da Fifa. Uma série de intervenções será feita para se chegar a esse número e a maior delas, e de maior impacto visual, é com relação à cobertura do estádio.

De acordo com a Fifa, todos os locais para o público devem  ser preferencialmente cobertos. Para atender a esse tópico, o Mané Garrincha passará a ter uma cobertura em estrutura metálica e membrana tensionada entre os cabos de aço da estrutura principal. Segundo o autor do projeto, o arquiteto Eduardo de Castro Mello, o sistema já é adotado em vários estádios na Europa e possibilita cobrir grandes áreas com uma solução tecnicamente correta.

Outra grande alteração será na arquibancada superior. Ela será reproduzida por todo o estádio, de maneira a fechar o anel da arena na parte de cima. A intenção é manter a mesma forma estrutural dos pórticos existentes, para reafirmar o estilo arquitetônico do projeto original, já incorporado ao visual de Brasília há mais de 30 anos.

A pista de atletismo que existe hoje será eliminada e o nível do campo será rebaixado em 4m. Essas medidas possibilitarão às arquibancadas superior e intermediária perfeita visibilidade do campo de 105m x 68m.

O local conhecido como geral também será demolido, para dar lugar à nova arquibancada inferior, bem mais próxima ao campo de jogo e com o dobro da capacidade da existente. As arquibancadas provisórias também vão ao chão, para permitir o fechamento do anel com as novas arquibancadas superiores. E, por último, a arquibancada do atual nível intermediário, que cederá a vez para a construção da nova tribuna de honra e camarotes vips, além da área de mídia com as cabines de transmissão de áudio e TV, estúdios, salas de trabalho e lounge. Tudo no nível térreo.

Três subsolos serão criados, para estacionamentos privativos para autoridades, equipes de segurança e mídia. Também abrigarão quatro vestiários para os jogadores, dois para árbitros, dois para gandulas, etc., a central médica, a sala de exames antidoping e as áreas de apoio exigidas pela Fifa.

Para o acesso de público, 12 rampas que chegarão às arquibancadas, inferior e superior, com largura de 6m e declividade de 8%, adequadas à circulação do público com segurança e conforto. As bilheterias estarão concentradas no nível térreo, no anel de circulação em torno do estádio, sendo uma no lado norte e outro no lado sul, com fácil acesso do público aos estacionamentos e terminais de transportes coletivos.

Números do novo Mané

 

Bilheterias

2 conjuntos

Lado norte: 23 guichês

Lado sul: 23 guichês

 

Portões de entrada e saída de público

Arquibancada inferior

Portões: 12

Catracas: 48

Arquibancada intermediária

Portões: 16

Catracas: 37

Arquibancada superior

Portões: 12

Catracas: 48

 

Sanitários do público

Arquibancada inferior

Feminino:

wc:196

lavatórios:252

Masculino

wc:126

mictórios:448

lavatórios:98

Arquibancada intermediária

Feminino:

wc:88

lavatórios:132

Masculino

wc:44

mictórios:154

lavatórios:66

Arquibancada superior

Feminino:

wc:200

lavatórios:100

Masculino

wc:120

mictórios:280

lavatórios:120

 

Bares para o público

Arquibancada inferior:10

Arquibancada intermediária:8

Arquibancada superior:14

 

Rampas de acesso

De público para as arquibancadas superior e inferior:12

De veículos para os subsolos: 2

 

Vestiários

Jogadores : 4

Árbitros: 2

Gandulas: 2

 

Atendimento médico

Jogadores / árbitros / autoridades: 1

Público: 1 central e 9 postos

 

Locais especiais para cadeirantes

Arquibancada intermediária pavimento térreo: 213

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300