Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/20 às 13h45 - Atualizado em 14/08/20 às 16h09

Obras na Galeria dos estados recebem ajustes finais

 

 

Raphaella Padilla, da ASCOM

 

Após a entrega da Praça dos Estados, construída sobre os escombros do viaduto que desabou no Eixão Sul em fevereiro de 2018, a população de Brasília contará agora com um novo e belo espaço para a compras e serviços, trata-se da Galeria dos Estados que compreende a passagem subterrânea entre o Setor Comercial e o Setor Bancário Sul.

 

A revitalização entrou na fase final da sua reforma, com conclusão prevista para o final de agosto. Cerca de 93% dos serviços, cuja fiscalização é responsabilidade da Novacap, já estão prontos. A previsão é que a obra seja entregue pela empresa contratada até o dia 31 de agosto. “É um lugar tradicional de Brasília, na área central. Além disso, é a passagem para setores importantes como o bancário, o comercial e o de autarquias. Muito importante o governo investir aqui fazendo mais do que o esperado”, comentou Victor Gonçalves, servidor público que passa pelo local diariamente.

 

Virgínia Sanches, diretora de Urbanização da companhia, explica que neste momento estão sendo realizados os acabamentos nos banheiros próximos ao Setor Bancário Sul, como as intalações hidrosanitárias, cerâmica e revestimento.

 

O investimento na revitalização do espaço é de R$ 4.964.222,68. Os serviços realizados incluem impermeabilização de toda a laje do viaduto, pisos de granito, revestimentos nas paredes e tetos, cabeamento para internet, banheiros públicos, circuito interno de segurança e iluminação de LED.

 

Parte dos permissionários das lojas já realizaram a reforma interna de seus estabelecimentos. A aposta, segundo o empresário Valmir Valder, é tornar a Galeria dos Estados atrativa para as pessoas que transitam diáriamente pelo local. “Não podemos competir com os shoppings, mas estamos tentando ”, disse o empresário, cujas benfeitorias da loja se destacam no local. “ O investimento não foi baixo, mas já começamos a colher os frutos. Imagina quando o local estiver 100% recuperado”, concluiu Valder.

 

 

Praça dos Estados –

 

No início de junho o governador Ibaneis Rocha entregou à população do DF a nova Praça dos Estados, completamente revitalizada com a implantação de oito mil metros quadrados de calçadas acessíveis e meios-fios, acompanhados pelo plantio de mais nove mil metros quadrados de grama, 90 arbustos, 54 palmeiras e nove ipês. O local também ganhou iluminação de LED, além da construção de 16 bocas de lobo para auxiliar na drenagem da região.

 

O projeto foi coordenado pela Novacap, em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e as secretarias de Governo e de Obras.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300