Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/10 às 16h56 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Recanto das Emas irá abrigar Cidade dos Meninos

O Recanto das Emas foi escolhido para acolher um programa que poderá mudar a realidade de crianças e adolescentes no Distrito Federal. A Secretaria de Obras e a Novacap estão construindo a Cidade dos Meninos, projeto vitorioso implantado em Belo Horizonte (MG) como prevenção à marginalidade. A idéia é proporcionar ao aluno ociosidade zero, disciplina, educação e capacidade para aprender uma profissão. A previsão é de que tudo esteja funcionando a partir do segundo semestre de 2010.

 

A Cidade dos Meninos fica no Núcleo Rural Monjolo e oferecerá atividades pedagógicas, ensino profissionalizante e estudo formal a crianças e adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. O primeiro critério no processo seletivo será renda familiar baixa. A estrutura poderá atender entre 800 e 1000 alunos.

 

São mais de 25 mil metros quadrados de área construída em um terreno na quadra 300. O espaço terá 32 casas, que abrigarão 16 crianças cada uma sob os cuidados de uma mãe social.  Cada residência contará com sala, cozinha com área de serviço, dois banheiros, suíte para mãe social, despensa, quatro quartos com capacidade para até quatro alunos e dois lavatórios.

 

O espaço também contará com salas de aula, leitura e de arte, laboratórios de informática e ciências, secretaria, direção, apoio, copa, área de serviço, almoxarifado, lanchonete, pátios coberto e descoberto, banheiros, inclusive para portadores de necessidades especiais, e depósito.  A área de ensino profissionalizante terá 16 módulos para cada curso oferecido, contando com sala para aula prática e outra para o aprendizado teórico, banheiros e depósito no mezanino, além de instalações para atendimento médico, odontológico e psicológico.

Na Cidade dos Meninos haverá ainda área cultural, com auditório, teatro, cinema e capela, camarins, foyer, palco e mezanino. O projeto também contempla os estudantes com uma área destinada ao lazer e à recreação, com ginásio coberto, quadras poliesportivas, arquibancadas, vestiários, banheiros, salas de ginástica e artes marciais, salão de jogos, campo de futebol de grama sintética, piscina semiolímpica e  churrasqueira.

 

Já foram licitadas a escola, duas oficinas e uma quadra poliesportiva, com o custo estimado de R$ 3, 6 milhões. As obras estão com 12% dos serviços executados – canteiro de obras, fundações da escola e oficinas finalizadas. Foram executados também cerca de 95% dos serviços de urbanização, que compreende pavimentação asfáltica, instalação de meios-fios e drenagem de águas pluviais.

 

O complexo abriga também um restaurante/refeitório com capacidade para 384 pessoas, cozinha industrial, dois vestiários, dois banheiros e um exclusivo para portadores de necessidades especiais, duas câmaras frias, dois refeitórios para funcionários, jardim interno, almoxarifado, sala para higienização e escritório.

 

A estrutura dispõe ainda de área de manutenção e apoio que vai abrigar o almoxarifado geral, depósito para doações, garagem, alojamento para funcionários e lavanderia industrial. A área administrativa terá guarita, banheiros, salas de coordenação, reunião, departamento de pessoal e capacitação, copa, secretaria, almoxarifado e tesouraria.


Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300