Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/12 às 16h05 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Se você tem peito, lute!

Tradicionalmente marcado por campanhas mundiais e nacionais de prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama, o mês de outubro também foi movimentado na Novacap. No dia 31, foi realizada a primeira palestra de Conscientização sobre o Câncer de Mama, preparada em especial para as mulheres, mas também com forte adesão do público masculino.

Estiveram presentes no evento o presidente da Companhia, Nilson Martorelli, os diretores Erinaldo Sales (Urbanização), Daclimar Castro (Edificações), André Fortes (Administração), Evandro Machado (Financeiro), além do chefe do Departamento de Recursos Humanos, Marco Antônio Ramos, e do coordenador do Planes, João Carlos Quessada.

Na abertura do evento, o presidente agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento. “Vocês, mulheres, são muito importantes pra nós da Novacap e para a família de cada uma de vocês. O papel que vocês exercem é fundamental. Por isso, não deixem de fazer a prevenção. Façam os exames de rotina e cuidem-se”. E acrescentou: “A Novacap apoia vocês em tudo. Aproveitem e tirem suas dúvidas”.

Em um salão todo enfeitado com a cor rosa, remetendo à cor da campanha “Outubro Rosa”, as 80 mulheres presentes ao evento, vestidas com uma camiseta que tinha o símbolo da luta contra o câncer, tiraram dúvidas, receberam orientações de como combater o câncer mamário, como fazer o exame preventivo e, se diagnosticada a doença, quais são as medidas a serem tomadas.

A médica Núbia Pereira Pinto, convidada para dar a palestra, apresentou fotos de pacientes sem a mama e, depois de um longo tratamento, com o seio reconstituído. “A ideia é levantar a autoestima de quem está passando por este problema e conscientizar as demais mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”. Segundo a ginecologista, o câncer de mama tem 100% de cura, desde que diagnosticado no início. “Toda paciente aos 35 anos tem que realizar o exame. Não pode ter medo”.

Uma das mulheres presentes ao evento, S.M.M., teve em sua família uma morte causada pelo câncer, da sua tia, que faleceu aos 54 anos. Mas, segundo S. foi por falta de informação. “Ela não fazia exame de rotina e quando a doença foi descoberta, o nódulo já estava em estágio avançado. Com isso, foi preciso retirar os dois seios”.
Lutando contra o câncer e cansada daquela rotina e das medicações fortes, ela desistiu do tratamento e se entregou a doença.  Entrou em depressão e nem com a ajuda da família conseguiu vencer.  Ao final desta triste história, S aprendeu a lição e deixou sua mensagem. “Quem está passando por isso não pode desistir. É possível vencer”, finalizou.

Satisfeita com a atitude da Novacap, S enfatizou a importância da campanha. “Tem muita gente que ainda não sabe sobre a doença e que há cura. Basta se informar, fazer os exames e se cuidar,” alertou.

No final, foi feito um sorteio com kits do Boticário em nome da Clínica Viver. Lá, são realizados exames na luta contra o câncer e quem atende é a médica que deu a palestra. Quem gostou da palestra da doutora Núbia Pinto, pode entrar em contato e marcar a consulta pelo telefone: (61) 3034 8833.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300