Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/11 às 20h41 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Taguaparque passa por revitalização


Dois anos depois de sua inauguração, o Taguaparque passa por uma faxina total. O local dá início a uma operação que tem como objetivo revitalizar todos os parques do Distrito Federal, em atendimento a uma determinação do governador, Agnelo Queiroz. Neste sábado (12/2), ele anunciou uma ação de limpeza no espaço e assinou ordens de serviço para o início de obras da segunda etapa do Taguaparque.
A recuperação do local começou na quinta-feira. O Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Diretoria de Urbanização da Novacap, colocou 200 trabalhadores dentro do parque para o serviço de roçagem da grama e poda de árvores. Além disso, as equipes plantaram cinco canteiros ornamentais, com 18 mil mudas de flores, e fizeram o plantio de mil mudas de árvores do Cerrado.
Já a Diretoria de Edificações (DE) construirá três Pontos de Encontro Comunitário (PECs) em todo o parque, sendo que o primeiro já começou a ser implantado, ao lado do Centro Cultural. Além disso,os técnicos da DE farão a revisão  elétrica e hidráulica do prédio da administração, dos banheiros, das churrasqueiras e de demais equipamentos, visando oferecer maior segurança aos usuários; e vão recuperar telas e cercas em todo o parque.
O governador Agnelo Queiroz anunciou pacote de obras no valor de R$ 7 milhões para revitalizar o Taguaparque durante visita ao local. “Retomaremos o coração de Taguatinga, o grande sonho do Taguaparque. Vamos lutar muito para que a nossa população tenha qualidade de vida”, disse. A entrega da área de lazer com as novas instalações está prevista para 21 de abril, aniversário de Brasília, como forma de presentear a população.
“Há uma decisão do governo de cuidar dos parques. Estamos fazendo um planejamento para revitalizar todos eles”, afirmou o secretário de Obras, Luiz Pitiman. O presidente da Novacap, Maurício Canovas, corroborou a afirmação do governador e do secretário. “A Novacap conta com trabalhadores experientes para encampar essa meta colocada pelo governador, de revitalizar os espaços de lazer do Distrito Federal. Sempre em parceria com demais órgãos do governo, será possível atingir o objetivo”, afirmou.
O mutirão de limpeza no Taguaparque foi de encontro ao desejo do administrador, Daniel de Castro. Segundo ele, o espaço estava abandonado e era comum a presença de usuários de drogas. “Há aproximadamente dois anos, o Taguaparque não recebia nenhum investimento nem revitalização. O mato estava alto e havia a presença de pessoas usando drogas”, afirmou.
A completa revitalização do local é uma parceria entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), CEB, Caesb, Secretaria de Obras, Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Serviço de Limpeza Urbana e Departamento de Trânsito (Detran –DF).

Estavam presentes também os secretários de Meio Ambiente, Eduardo Brandão; de Comunicação, Samanta Sallum; os presidentes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), João Monteiro;do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) Moacir Bueno, da CEB,  Rubem Fonseca.
 O que será implantado até o dia 21 de abril
– Centro Cultural com estacionamento
– 12 quadras de vôlei de areia
– 5 campos de futebol de areia
– 5 sanitários públicos
– 2 quadras poliesportivas
– 3 PECs
– 2 parquinhos de troncos 
– 3 pergolados de troncos
– Estacionamento Público
– 5 Kits de malhação
– 2 campos de malhação (terra batida)

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300