Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/11 às 19h44 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Torre Digital


A torre metálica da Torre de TV Digital começou a ser pré-montada em Goiânia. A estrutura, de 50 metros, será a base para a instalação da antena, responsável pela transmissão do sinal digital para o Distrito Federal. Ela será fixada na cobertura do monumento, a 120 metros de altura, onde visitantes não poderão chegar, apenas os trabalhadores para manutenção.
A parte metálica é composta por 11 módulos e pesa 66 toneladas de aço, tubos, chapas, cantoneiras e parafusos. Os dois primeiros módulos estão pré-montados e o terceiro e quarto começaram agora. Essa fase de pré-montagem é chamada de pré-montagem de precisão. De acordo com Maurício Canovas, presidente da Novacap, órgão responsável pela fiscalização das obras da Torre de TV Digital, é nessa fase que se testam os encaixes. “Se a estrutura apresentar problemas, eles terão de ser resolvidos aqui, antes de passar à próxima etapa do processo de montagem”, explica.  
Depois de pré-montada, a torre será transportada, de carreta, para São Paulo, para ser galvanizada, ou seja, tomar o banho de imersão de zinco para evitar corrosões do tempo. Em seguida, ela retorna a Goiânia, para ser soldada e receber a pintura de balizamento, em vermelho e branco. É a última etapa até ser instalada definitivamente no alto do monumento. A previsão é que até final de setembro ela esteja no lugar definitivo.
Já a entrega da obra está programada para o final do ano. “Estamos analisando os aditivos, a pedido da Procuradoria Geral do DF (PGDF). A boa notícia é que todos os recursos para a conclusão da obra estão assegurados, via convênio com a Terracap”, afirma Maurício Canovas.
Segundo o engenheiro Fiscal da Novacap, Marcelo Galimberti, 96% da obra estão concluídos, faltando o acabamento interno e as obras de drenagem e acesso.

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300